CVM e ANBIMA: Educação Financeira 2.0 com Sustentabilidade e Inovação

08/11/2023 às 16h19

CVM e ANBIMA: O Colegiado da CVM aprova parceria com a ANBIMA, incorporando finanças sustentáveis e inovação para revolucionar a educação financeira.

Parceria 2.0

Em uma votação unânime em 7/11/2023, o Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) elevou a parceria com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) para uma nova era. Inicialmente centrado em educação financeira desde agosto de 2020, o acordo evolui para incluir finanças sustentáveis e inovação, prometendo uma abordagem mais dinâmica e abrangente.

Nova Abordagem para Educação Financeira

A Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores (SOI) da CVM, Nathalie Vidual, destaca a importância dessa expansão. “Estamos entrando em uma nova fase da colaboração educacional, agora integrando inovação financeira e finanças sustentáveis. O lançamento do Plano de Ação de Finanças Sustentáveis da CVM também destaca nosso compromisso com o letramento financeiro.”

Detalhes da Parceria

O convênio renovado agora permite ações conjuntas, técnicas e educacionais, indo além dos limites tradicionais. Desde estudos e pesquisas até cursos, palestras e conferências, a parceria busca remodelar o entendimento sobre finanças e fortalecer a educação financeira em todo o país.

Compromisso com Finanças Sustentáveis

Além da expansão da parceria, a CVM intensificou seus esforços em finanças sustentáveis, lançando sua Política em janeiro de 2023. O Plano de Ação, apresentado em outubro do mesmo ano, traz medidas concretas, incluindo a Resolução CVM 193, que permite relatórios voluntários de sustentabilidade por companhias abertas, fundos e securitizadoras.

Mercado mais Consciente, Inovador e Sustentável

A decisão do Colegiado marca não apenas um avanço, mas uma revolução na abordagem à educação financeira. A parceria 2.0 visa transformar o mercado, abraçando inovação, sustentabilidade e um compromisso inabalável com o futuro.

ANBIMA
CVM