Minerva (BEEF3): Resultados 3Q23 Ligeiramente Abaixo das Expectativas

09/11/2023 às 12h52

A Minerva divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2023, com receitas de R$7.1 bilhões, 16% abaixo do ano anterior. Embora tenha entregado um desempenho decente, os números ficaram ligeiramente abaixo das expectativas, destacando desafios nas receitas e volumes.

Minerva: Desafios Persistentes

As pressões na linha superior persistiram, com as receitas de R$7.1 bilhões, uma queda de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, e 3% abaixo das projeções. Excluindo a ALC, os volumes contraíram 2% em relação ao ano anterior, com um crescimento significativo de 5% no Brasil compensado por performances fracas na América Latina. Apesar do crescimento de 3% nas vendas, os preços continuaram sendo o principal obstáculo, com uma queda de 19% em termos de BRL. A Margem Bruta atingiu 20.9%, a mais forte para um terceiro trimestre desde 2015, destacando um cenário cíclico favorável, principalmente no Brasil.

Resultados Operacionais

O EBITDA alcançou R$714 milhões, 5% abaixo das projeções e 11% inferior ao ano anterior. O lucro líquido de R$155 milhões foi impulsionado por reversões fiscais. Apesar da surpreendente geração de FCF de R$608 milhões, a dívida líquida expandiu-se para R$9 bilhões, incluindo o pagamento antecipado de R$1.5 bilhão pela aquisição dos ativos da Marfrig na América Latina.

Cenário Positivo e Desafios

Apesar dos desafios, a Minerva vislumbra um ciclo positivo, apoiado por ampla oferta de animais no Brasil, redução significativa na produção de carne bovina nos EUA e demanda e importações chinesas favoráveis. Com a recente fusão com a Marfrig, a empresa busca uma posição de destaque no mercado de carne bovina da América Latina. O sucesso na integração pode significar um novo patamar para a Minerva, mas os desafios são notáveis. Os analistas continuam otimistas, destacando o potencial de valorização se a empresa superar esses obstáculos.

Resumo e Desafios Futuros

Em resumo, enquanto a Minerva enfrenta desafios de receitas e volumes, a forte margem bruta e a geração de FCF são pontos positivos. A integração com a Marfrig redefine o cenário da empresa, oferecendo potencial de crescimento, mas os investidores estão atentos aos desafios operacionais. A trajetória da Minerva dependerá da habilidade da empresa em superar esses obstáculos e aproveitar as oportunidades apresentadas pelo cenário cíclico favorável.

Observação: Este relatório foi adaptado do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.

3Q23
América Latina