Sanepar (SAPR11) Surpreende com Resultados Sólidos no 3T

09/11/2023 às 15h31

A Sanepar registrou resultados robustos no terceiro trimestre, com receitas líquidas de R$1.6 bi, superando as expectativas em 3%, impulsionada pelo aumento de 12% nas receitas e EBITDA de R$778 mi, 13% acima do previsto.

Desempenho Financeiro Sólido e Redução de Custos Impulsionam Resultados da Sanepar no 3º Trimestre

As receitas líquidas da da empresa de saneamento atingiram R$1.6 bi, superando as expectativas em 3%, impulsionadas por um aumento anual de 12%. Esse desempenho se deve a um aumento de 5.5% nos volumes faturados consolidados, uma elevação nos tarifas implícitas e um aumento de 8.23% nas tarifas desde maio. O EBITDA atingiu R$778 mi, superando as projeções em 13%, refletindo uma base de comparação favorável.

Além disso, os custos foram reduzidos em 4% em relação ao ano anterior, compensando aumentos nos custos de energia, terceirização, pessoal e materiais. A SAPR11 revelou um novo plano de investimentos para 2024-28, totalizando R$11.2 bi, 4% acima da média do plano anterior.

Aumento de Dividendos em 2023, Refletindo Estabilidade Financeira e Desempenho Excepcional

Apesar do desempenho excepcional, a Sanepar ainda é negociada a uma atrativa relação EV/RAB de 0.65x. Com uma sólida posição financeira, especula-se que a empresa possa distribuir um dividendo 50% maior em 2023, resultando em um yield de 10%. Caso mantenha o mesmo nível de 2022 (34%), o yield atingiria 7%. O cenário aponta para perspectivas positivas, mas a percepção de risco regulatório e a probabilidade de privatização ainda afetam as comparações com os concorrentes.

Observação: Este relatório foi adaptado do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.

3º Trimestre
desempenho corporativo