Sabesp (SBSP3) registra EBITDA R$2.42 Bi no 3T

10/11/2023 às 11h03

A Sabesp divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2023, revelando números sólidos e em linha com as expectativas. A receita líquida de R$5.12 bilhões representou um aumento de 10% em relação ao ano anterior, impulsionada pelo crescimento nos volumes faturados e um reajuste tarifário de 9.6% desde maio. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) atingiu R$2.42 bilhões, alinhado com as estimativas, refletindo um aumento de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sabesp: Detalhando os Resultados Financeiros do 3T

Os resultados positivos foram impulsionados principalmente pelo aumento dos volumes faturados, com um crescimento de 3.5% no fornecimento de água e 3.7% no fornecimento de esgoto em relação ao ano anterior. O reajuste tarifário implementado desde maio também desempenhou um papel significativo no aumento da receita. Contudo, as despesas operacionais cresceram 8% em relação ao ano anterior. Isso se deveu a várias razões, incluindo despesas com pessoal, aumento nos custos de terceirização e maiores despesas gerais, especialmente com custos legais e fundos municipais.

A empresa também lançou um programa de renegociação de dívidas, com expectativas de ver os resultados a partir do quarto trimestre deste ano. O otimismo quanto a uma possível privatização impulsiona a recomendação de compra das ações da Sabesp, uma vez que a empresa é vista como negociando abaixo de seu valor intrínseco, o que poderia levar a uma reavaliação significativa caso a privatização se concretize.

Potencial de Valorização e Impacto da Privatização

Embora as despesas operacionais tenham crescido, a Sabesp apresentou resultados sólidos neste trimestre, refletindo sua posição estável no mercado. A expectativa em torno da privatização e as perspectivas de melhoria nos processos regulatórios continuam a alimentar um cenário otimista para os investidores. A empresa se mantém em uma posição favorável, com um caminho claro para maximizar o valor de seus ativos e atender aos potenciais acionistas de referência.

Observação: Este relatório foi adaptado do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.