Grupo Argos: Receita em Queda, EBITDA em Alta no 3T e Fusão Estratégica

10/11/2023 às 11h42

No terceiro trimestre de 2023, o Grupo Argos viu sua receita cair, mas seu EBITDA anual se aproximou das metas. Além disso, anunciou uma fusão estratégica com a Summit Materials nos EUA.

Desempenho Trimestral do Grupo Argos

O Grupo Argos, gigante da infraestrutura com participação ativa em setores como cimento, energia, portos e desenvolvimento imobiliário, divulgou seus resultados do terceiro trimestre deste ano. Apesar da receita em queda, registrou um EBITDA anual próximo das metas e revelou um movimento estratégico com a fusão com a Summit Materials, uma empresa de materiais de construção nos Estados Unidos.

Durante o trimestre, a receita do Grupo Argos diminuiu em 5% em comparação com o ano anterior e em 24% em relação ao trimestre anterior. Apesar dessa queda, o EBITDA alcançou a marca de US$317 milhões, subindo 1% ano a ano, embora com uma redução de 17% em comparação ao trimestre anterior. O desempenho do EBITDA foi impulsionado positivamente pelas contribuições de empresas como Cemargos e a unidade imobiliária, que apresentaram crescimento de 24% e 150%, respectivamente, em comparação com o ano anterior. Por outro lado, a contribuição da Odinsa caiu 57% em relação ao mesmo período do ano anterior, e a carteira de investimentos teve prejuízo líquido.

A participação da Odinsa em concessões de aeroportos e rodovias não é mais consolidada, devido a um acordo com a Macquarie, impactando os resultados do terceiro trimestre. Entretanto, a geração de EBITDA acumulada ao longo do ano implica uma execução de 80-84% das metas estabelecidas para o ano.

Estratégia de Expansão Através da Fusão com a Summit Materials

O anúncio mais proeminente foi a intenção da Cemargos de unir suas operações nos EUA com a Summit Materials. Essa fusão, aguardada para o futuro próximo, criará uma empresa presente em 30 estados norte-americanos, com receita de US$4 bilhões e um EBITDA de US$1 bilhão. Essa parceria posiciona a Cemargos como o maior acionista da SUM, detendo 31% da empresa e tendo o direito de indicar três dos 11 membros do conselho.

Essa estratégia se alinha com o histórico da Argos de apostar em parcerias e operações que impulsionam o crescimento, fortalecendo sua presença nos EUA e reforçando sua posição como uma das principais empresas no mercado de materiais de construção.

Os resultados trimestrais do Grupo Argos mostram um cenário misto, com a queda da receita, mas indicadores de EBITDA próximos das metas anuais. Além disso, a fusão com a Summit Materials promete fortalecer a presença da empresa no mercado norte-americano, sinalizando uma estratégia de expansão e crescimento.

Observação: Este relatório foi adaptado do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.

Estratégias Empresariais
Finanças