B3: Rebaixada para 'Neutra' após recente alta

B3: Rebaixada para ‘Neutra’ após recente alta

13/11/2023 às 12h38

A B3 foi rebaixada para “Neutra” em meio à recente valorização do mercado. Com um aumento recente de 5% na última sexta-feira e cerca de 15% no mês, as projeções de lucro por ação para a Bolsa brasileira sofreram novo corte de 1% a 1,5% para 2024 e 2025.

B3 Rebaixada: Análise e Previsões para o Mercado de Ações

A recente valorização da B3 levou os analistas a rebaixar a recomendação para ‘Neutra’. Isso ocorre após uma série de cortes nas projeções de lucro por ação, já diminuídas em 10% e 17% em outubro. Essa revisão considera o desempenho recente no terceiro trimestre, acrescentando um cenário mais desafiador, particularmente se os volumes não melhorarem.

Avaliar o volume médio diário negociado (ADTV) tem sido um desafio, especialmente em um cenário de incertezas macroeconômicas, como as taxas de tesouro dos EUA e preocupações sobre o cenário político/fiscal do Brasil. Esperava-se que os cortes da taxa Selic impulsionassem os volumes do mercado de ações, mas o fraco desempenho no terceiro trimestre deixou os mercados de capitais desafiadores.

Apesar das projeções planas para 2024 e 2025, as expectativas de aumento nos custos operacionais, devido às recentes aquisições, levaram a uma pequena redução nas projeções de lucro em 2024 e 2025.

A conferência de resultados do terceiro trimestre destacou os desafios que o mercado de capitais enfrenta, com ênfase na dependência contínua dos volumes de ações, que ainda estão fracos e previstos para permanecer assim a curto prazo.

Fortalezas e Competitividade em Meio a Perspectivas Alternativas de Investimento

Apesar dos desafios e das revisões nas projeções, a B3 mantém sua posição como uma das principais instituições do setor. Mesmo com competição crescente, suas margens fortes e máquina de fluxo de caixa a tornam um player sólido no mercado. Embora seja vista como uma boa opção, o potencial de valorização está sendo direcionado para nomes como XP e empresas menores. Assim, o rebaixamento da recomendação para ‘Neutra’ reflete essa perspectiva de maiores oportunidades em outros ativos do mercado brasileiro.

análise financeira
B3