AgroGalaxy Alcança Margem Bruta Recorde de 18,2% no 3T23

14/11/2023 às 10h44

No terceiro trimestre de 2023, o AgroGalaxy atingiu uma margem bruta histórica de 18,2%, superando desafios no agronegócio e implementando estratégias eficazes.

AgroGalaxy Evolução da Margem Bruta

No 3º trimestre de 2023, o AgroGalaxy registrou uma marcante evolução em sua margem bruta, atingindo 18,2%. Esse feito representa um aumento significativo em relação aos 15,1% no 1º trimestre e 16,6% no 2º trimestre do mesmo ano, destacando-se como a maior margem do ano e a terceira maior da história da empresa.

A conquista da margem recorde foi impulsionada por estratégias implementadas desde o segundo trimestre, visando enfrentar a volatilidade nos preços, excesso de estocagem de insumos e variações nas commodities. A antecipação e ações proativas permitiram uma recuperação consistente.

Destaca-se a redução expressiva de 23% nas despesas operacionais (SG&A), excluindo depreciação e amortização. A sinergia entre os negócios adquiridos ao longo dos anos contribuiu para eficiência operacional, enquanto o foco nas lojas abertas desde 2019 impulsionou a receita.

Apesar da queda de 23% na receita líquida total, atingindo R$2,4 bilhões, o AgroGalaxy manteve sua posição de confiança no mercado. Com quase 31 mil clientes ativos e um aumento de 45% na recepção de grãos em relação ao mesmo período do ano passado, a empresa demonstra resiliência.

Perspectivas e Compromissos Futuros

Welles Pascoal, CEO do AgroGalaxy, expressa confiança de que o pior cenário ficou para trás. Comprometido com a recuperação contínua das margens, Pascoal destaca o compromisso da empresa em se consolidar como a principal varejista sustentável de insumos agrícolas, superando desafios e oferecendo soluções únicas para o agricultor brasileiro.

Além da margem bruta recorde, a empresa destaca a significativa posição de caixa, equivalentes e aplicações, aproximando-se de R$900 milhões. A recente conclusão do alongamento de vencimentos de curto prazo, totalizando R$839 milhões, representa um passo importante na adaptação da estrutura de capital diante do cenário desafiador do setor.

O AgroGalaxy reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, continuando a investir em pesquisa, inovação e práticas comerciais responsáveis para fortalecer sua posição no mercado agrícola.

A empresa mantém seu foco em especialidades e bioinsumos, segmentos de maior margem bruta. Mesmo diante dos desafios, registrou crescimento nestas áreas, consolidando sua posição como a principal plataforma de vendas de bioinsumos no Brasil.

Diante dos desafios superados e dos resultados alcançados, o AgroGalaxy encerra o terceiro trimestre de 2023 com uma perspectiva positiva, consolidando sua posição de destaque no mercado de insumos agrícolas.

AgroGalaxy
Agronegócio