Raízen (RAIZ4): Desempenho no 2T24 Mostra Ganhos de Eficiência nos Custos

14/11/2023 às 13h01

Os resultados do 2º trimestre do FY2Q24 da Raízen revelam uma tendência positiva na diluição de custos e eficiência operacional, sustentando a orientação anual da empresa.

Raízen: Resultados Sólidos e Perspectivas Favoráveis

Um trimestre mais limpo para a Raízen, pois os resultados do FY2Q24 estão alinhados com as expectativas, mostrando uma melhoria significativa na lucratividade do esmagamento de cana-de-açúcar. O EBITDA ajustado ex-IFRS16 de R$3,7 bilhões, em linha com as estimativas, indica a habilidade da empresa em gerenciar a aceleração do esmagamento de cana-de-açúcar.

Apesar de um prejuízo líquido de R$19 milhões, atribuído ao aumento dos custos financeiros e impostos, a relação dívida líquida/EBITDA melhorou para 2,7x ND/EBITDA. A capacidade da Raízen de manter a orientação anual reflete resiliência diante dos desafios, com uma entrada de caixa de R$2,7 bilhões proveniente de avanços compensando o acúmulo de estoque de etanol.

No segmento de combustíveis, embora a margem de EBITDA ajustada tenha ficado ligeiramente abaixo dos pares, a Raízen mantém um ROIC de melhor qualidade do setor, atingindo 15%. As movimentações estratégicas da empresa, como o ganho de 29 POS e um aumento de 9% na produtividade das estações, contribuem para a liderança de participação de mercado.

Os investidores estão atentos para entender os fatores que influenciam a margem em comparação com os pares, enfatizando a importância de avaliar os retornos neste setor dinâmico.

No segmento de Açúcar & Renováveis, os ganhos na diluição de custos são evidentes, com um EBIT ajustado por TRS vendida de R$173/tonelada superando as estimativas. Apesar dos custos Consecana relacionados a uma maior participação de cana de terceiros esmagada, os volumes de esmagamento e o TCH de 91 da Raízen reforçam a confiança em custos unitários aprimorados.

A orientação conservadora da empresa para o esmagamento de 80 milhões de toneladas está propensa a uma reavaliação, potencialmente sustentando uma maior alavancagem operacional.

Diluição de Custos em Andamento

A Raízen emerge como uma escolha principal, combinando fatores favoráveis de cima para baixo e de baixo para cima. Os sentimentos otimistas são impulsionados pela confiança nos setores de açúcar e distribuição de combustíveis, apoiados por preços de açúcar estruturalmente mais altos e um ambiente competitivo mais benigno nos combustíveis.

O desempenho da Raízen nos trimestres restantes e insights sobre a produção da recém-inaugurada planta E2G são aguardados. Negociando com um desconto superior a 20% em relação aos pares, a Raízen se apresenta como uma escolha convincente para os investidores, reforçando uma recomendação de compra.

Observação: Este relatório foi adaptado do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.