Jonas Jaimovick Condenado: Multa de 80 Milhões por Manipulação e Fraudes Financeiras

15/11/2023 às 8h32

Jonas Jaimovick condenado por práticas que abalaram o mercado financeiro. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) proferiu decisões contundentes em dois Processos Administrativos Sancionadores (PAS).

No PAS CVM 19957.001616/2022-41, Jaimovick foi multado em R$ 460.000,00 por manipulação de preços das ações ordinárias da Ideiasnet S.A. Já no PAS CVM 19957.001482/2020-04, a condenação foi mais severa, resultando em multas milionárias e proibição temporária de atuação no mercado.

Jonas Jaimovick Condenado por Manipulação de Preços

A Superintendência de Relações com o Mercado e Intermediários (SMI) iniciou o processo para investigar Jonas Jaimovick por manipulação de preços das ações ordinárias da Ideiasnet S.A. entre 1/2/2018 e 28/8/2018. O Colegiado da CVM, unânime em sua decisão, condenou Jaimovick à multa de R$ 460.000,00 pela inserção de ofertas de compra com oscilação positiva, impactando o preço teórico nos leilões de fechamento. O relatório completo e o voto do Diretor Relator Otto Lobo estão disponíveis no site oficial da CVM. O Presidente da CVM, João Pedro Nascimento, não participou do julgamento.

Jonas Jaimovick Condenado por Fraudes Financeiras

A Superintendência de Processos Sancionadores (SPS) instaurou o processo para apurar práticas de criação de condições artificiais, administração irregular de carteira e operação fraudulenta por parte de Jonas Jaimovick e Spritzer Consultoria Empresarial Eireli – ME. O Colegiado da CVM, em decisão unânime, condenou ambos: R$ 24.000.000,00 cada por criação de condições artificiais, R$ 16.000.000,00 cada por administração irregular, e proibição temporária de 96 meses para atuar no mercado, cada um, por operação fraudulenta. Detalhes adicionais estão disponíveis no relatório e voto do Diretor Relator Otto Lobo no site oficial da CVM.

Restrições Significativas

As decisões robustas da CVM reforçam seu compromisso com a integridade do mercado financeiro. Jonas Jaimovick enfrenta não apenas multas expressivas, mas também restrições significativas por suas práticas prejudiciais. O caso agora avança para a próxima etapa no processo judicial, marcando um momento crucial na busca por responsabilização no mercado de capitais brasileiro.

Os interessados podem acessar os relatórios e votos dos diretores relatores para uma compreensão mais completa do caso no site oficial da CVM.

Administração Irregular
Criação de Condições Artificiais