BNDES Desembolsa R$ 34,8 Bilhões no 3T23

17/11/2023 às 11h34

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresenta resultados robustos no terceiro trimestre de 2023, marcado por expressivo crescimento nos desembolsos e lucros, evidenciando seu papel vital na economia brasileira.

BNDES: Investimentos Robustos, Setores Diversos

No período de julho a setembro de 2023, os desembolsos do BNDES totalizaram R$ 34,8 bilhões, registrando um aumento significativo de 18,4% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Esse incremento é observado em todas as fases operacionais do Banco, com consultas alcançando R$ 199,2 bilhões (alta de 94%), contratações crescendo 43% para R$ 94,2 bilhões e desembolsos atingindo R$ 75,4 bilhões, com expansão de 20%.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destaca a importância do aumento nas consultas, indicando confiança nos fundamentos da economia brasileira e apontando para investimentos futuros. Esse crescimento abrange diversos setores econômicos, como agropecuária, infraestrutura, indústria, comércio e serviços. Notavelmente, o desembolso para exportações apresentou um aumento expressivo de 243% em relação a 2022, atingindo R$ 7,2 bilhões.

O BNDES reforçou seu papel de apoio às micro, pequenas e médias empresas, viabilizando mais de R$ 65 bilhões em financiamentos até outubro. Esse suporte ocorreu tanto por meio de crédito aos clientes, por intermédio dos agentes financeiros repassadores do BNDES, quanto por financiamentos respaldados pelos fundos garantidores FGI e FGI-PEAC.

No que diz respeito aos resultados financeiros, o lucro líquido recorrente no terceiro trimestre de 2023 foi de R$ 2,9 bilhões, representando um aumento de 21% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 6,6 bilhões nos nove primeiros meses do ano. O lucro líquido do terceiro trimestre alcançou R$ 4,9 bilhões, somando R$ 14,4 bilhões nos nove primeiros meses. Esse crescimento foi impulsionado pelo aumento do produto da intermediação financeira, destacando-se o crescimento da carteira de crédito expandida.

Lucro Recorde e Baixa Inadimplência

Os resultados sólidos do BNDES evidenciam sua eficácia como agente propulsor do desenvolvimento econômico no Brasil. Com desembolsos expressivos, lucros crescentes e apoio a diversos setores, o Banco reforça seu compromisso com o fortalecimento da economia nacional, consolidando sua posição como peça-chave no cenário financeiro do país.

BNDES
Carteira de Crédito