Indústria do FIAGRO: Crescimento de 78% desde dez/22 surpreende mercado

Indústria do FIAGRO: Crescimento de 78% desde dez/22 surpreende mercado

23/11/2023 às 10h24

Por: Fernanda Calandro
Imagem PreCarregada

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) destaca um notável crescimento de 78% na indústria de Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO) desde dezembro de 2022, alcançando um patrimônio líquido de R$ 18,71 bilhões em setembro de 2023, conforme revelado na quarta edição do Boletim CVM Agronegócio, divulgado hoje pela Autarquia.

Indústria do FIAGRO: Oportunidades e Inovações no Mercado de Capitais Agrícola

O Boletim CVM Agronegócio, produzido pela Superintendência de Securitização e Agronegócio (SSE) da CVM, apresenta uma análise abrangente do mercado com dados até setembro de 2023. O destaque vai para a robusta ascensão do setor de FIAGRO, que se mostra como uma oportunidade promissora tanto para o financiamento do agronegócio brasileiro quanto para a diversificação de investimentos para o público em geral.

David Menegon, Gerente de Securitização e Agronegócio da CVM, enfatiza que “os dados reforçam a força contínua do agronegócio no Mercado de Capitais”. Ele destaca que o crescimento expressivo do FIAGRO reflete não apenas uma oportunidade de financiamento ao agronegócio, mas também uma chance de ampliação dos meios de diversificação de investimentos para o público em geral.

A publicação aborda, ainda, temas cruciais da Agenda Regulatória de 2023. Um destaque importante é a consulta pública para debater a proposta de uma norma específica para os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas do Agronegócio (FIAGRO). Essa iniciativa representa um passo significativo para aprimorar e modernizar os FIAGRO, visando ao aumento da expressividade desse segmento no Mercado de Capitais.

Outra informação relevante é a Resolução CVM 194, que recentemente alterou a Resolução CVM 60, uma regra fundamental para as companhias securitizadoras. Essa atualização normativa faz parte da estratégia da CVM em fortalecer o mercado e fomentar o crescimento responsável e sustentável.

Regulamentações, Inovações e Perspectivas para o Agronegócio Financeiro no Brasil

O Presidente da CVM, João Pedro Nascimento, ressalta a importância de aperfeiçoar e modernizar os FIAGRO, reconhecendo o papel crucial do Agronegócio para o Brasil. Ele destaca que os números recentes do Boletim do Agro revelam o potencial de crescimento e desenvolvimento dos FIAGROS, alinhando-se às Finanças Sustentáveis, à Economia Verde e ao Mercado de Carbono. Nascimento enfatiza que o lugar do Agronegócio é no Mercado de Capitais.

A quarta edição do Boletim CVM Agronegócio reflete não apenas a atual dinâmica do mercado, mas também o compromisso contínuo da CVM em impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável no setor do Agronegócio brasileiro.

Agronegócio
crescimento econômico
CVM
diversificação
economia brasileira
FIAGRO
Investimentos
Mercado Financeiro
regulamentação
Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.