Call to Action: CVM Reforça Compromisso do Pacto Global da ONU Contra Corrupção

24/11/2023 às 5h24

Foto: representantes da CVM participaram da XXI Reunião Plenária da ENCCLA

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) assume protagonismo ao assinar o Call to Action do Pacto Global da ONU, fortalecendo práticas anticorrupção e alinhando-se ao Plano de Ação para Finanças Sustentáveis.

Call to Action: Adesão da CVM e Seu Impacto nas Práticas Anticorrupção Globais

Em uma demonstração firme de seu compromisso com a integridade e a sustentabilidade, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou hoje sua adesão ao Call to Action do Pacto Global da ONU, em apoio às práticas anticorrupção. Esta iniciativa, parte das comemorações do 20º aniversário da UN Convention against Corruption, busca intensificar esforços globais na luta contra a corrupção, um mal que impacta comunidades empresariais em escala mundial.

O documento assinado pela CVM reforça princípios fundamentais, incluindo liderança ética, compromisso com a sustentabilidade, governança transformacional, integridade nos negócios e combate efetivo à corrupção. A participação da CVM é respaldada pela integração da Autarquia na Rede Brasil do Pacto Global da ONU desde dezembro de 2020.

Esta decisão estratégica também se alinha às diretrizes estabelecidas na Política de Finanças Sustentáveis da CVM e às iniciativas 11 e 17 do Plano de Ação para Finanças Sustentáveis 2023-2024. Nathalie Vidual, Superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, enfatizou: “Assinar o Call to Action mostra que o trabalho desenvolvido pela CVM está alinhado com iniciativas globais, reforçando nosso compromisso inabalável no combate à corrupção no Mercado de Capitais.”

Fortalecimento da Integridade no Mercado de Capitais

A integração da CVM nas ações anticorrupção é reforçada pela presença do Núcleo de Prevenção à Lavagem de Dinheiro, ao Financiamento do Terrorismo e ao Financiamento da Proliferação de Armas de Destruição em Massa (NPLD-FTP), liderado por Marcus Vinicius de Carvalho. A participação ativa da CVM na ENCCLA desde 2006 ressalta seu compromisso com políticas públicas eficazes para combater crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

Marcus Vinicius, inspetor da CVM, participou recentemente da XXI Reunião Plenária da ENCCLA, destacando que as discussões futuras se concentrarão em estratégias de fiscalização, prevenção e repressão a crimes de corrupção com impacto ambiental, alinhando-se às prioridades do Governo Federal e às ações nas finanças sustentáveis priorizadas pela CVM.

A Procuradora-Chefe da CVM, Luciana Alves, e Alexandre Pinheiro, membro do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da ENCCLA, também marcaram presença na Plenária, destacando o papel proativo da CVM na construção de um ambiente de negócios ético e transparente.

Call to Action CVM
Foto: representantes da CVM participaram da XXI Reunião Plenária da ENCCLA

Para mais detalhes sobre o Plano de Ação de Finanças Sustentáveis e outras iniciativas, acesse:

Call to Action
Combate à Corrupção