Petrobras Rescinde Contrato de Venda da Refinaria Lubnor

27/11/2023 às 13h45

A Petrobras anunciou hoje (27) a decisão de cancelar a venda da Refinaria Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), localizada em Fortaleza/CE. A rescisão ocorreu devido ao não cumprimento de condições estabelecidas no contrato até a data final estipulada, em 25 de novembro.

Petrobras: Desdobramentos e Reflexos da Decisão

A decisão de cancelar a venda da Lubnor foi oficializada pela Petrobras em comunicado divulgado nesta segunda-feira. A empresa destacou que a rescisão ocorreu devido ao não cumprimento das condições precedentes dentro do prazo estipulado.

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, comemorou a decisão, interpretando-a como um sinal do compromisso do governo e da nova alta administração da Petrobras de interromper os processos de privatização. No entanto, Bacelar ressaltou a importância de avançar na recuperação de ativos estratégicos anteriormente privatizados, citando a intenção de recomprar a Refinaria de Mataripe (Rlam) e a necessidade de retomada de outras refinarias privatizadas no governo anterior.

A Lubnor, responsável por aproximadamente 10% da produção nacional de asfalto, além de ser a única unidade de refino a produzir lubrificantes naftênicos, desempenha um papel crucial no abastecimento do Nordeste e em estados como Amazonas, Amapá, Pará e Tocantins. A refinaria estava destinada a ser vendida ao grupo Grepar Participações Ltda por US$34 milhões, um valor 55% abaixo da estimativa de mercado.

Perspectivas Futuras e Impacto no Setor de Refino após o Cancelamento da Venda da Lubnor

O cancelamento da privatização da Lubnor marca uma reviravolta significativa, especialmente após uma greve realizada pelos trabalhadores da refinaria em junho passado. A decisão reacende o debate sobre privatizações no setor de petróleo e gás, levantando questões sobre o futuro das refinarias e ativos estratégicos no contexto das mudanças políticas e administrativas em curso.

asfalto
cancelamento