KPMG destaca 7 Considerações-Chave para Conselhos: Gerenciamento de Riscos de Terceiros em Foco

28/11/2023 às 15h14

Um recente levantamento realizado pela KPMG Brasil, em parceria com o ACI-Instituto de Governança Corporativa, revelou sete considerações essenciais para conselhos de administração e seus comitês no processo de gerenciamento de riscos de terceiros (TPRM).

A pesquisa enfatiza a crescente demanda de investidores, reguladores e acionistas por divulgações transparentes sobre riscos na cadeia de suprimentos, destacando o papel crucial do conselho na abordagem dessas questões.

A Perspectiva da KPMG sobre o Gerenciamento de Riscos de Terceiros

O estudo destaca a necessidade de compreensão abrangente dos riscos de terceiros, avaliando se estão alinhados com as políticas da empresa. Questões sobre interação entre conselho e gestão, frequência das atualizações e a responsabilidade de monitoramento dos riscos são abordadas. Além disso, a pesquisa questiona a integração do processo de gerenciamento de riscos de terceiros com as práticas de gestão de riscos e conformidade da empresa.

Diante desses desafios, o conselho de administração desempenha um papel crucial ao repensar modelos de negócios e garantir que as relações comerciais com terceiros sejam avaliadas estrategicamente. “A atuação do conselho contribui para a continuidade dos negócios, visando à eficaz gestão e redução de riscos associados”, destaca Diogo Dias, sócio-líder da área de Risk Advisory Services da KPMG.

7 Considerações-Chave para Conselhos

1. Os riscos de terceiros são gerenciados conforme as políticas da empresa?
  2. A gestão possui inventário completo, incluindo classificação de riscos?
  3. Com que frequência o conselho interage sobre atualizações de riscos?
  4. Quem deve monitorar os riscos de terceiros: conselho ou comitê?
  5. O gerenciamento é holístico e integrado ao processo de riscos?
  6. A equipe possui recursos para acompanhar mudanças e desafios?
  7. Quando o conselho deve ser envolvido na aprovação de serviços?

Nota: As considerações enfocam a importância do conselho na gestão estratégica dos riscos de terceiros.

Contribuição Essencial do Conselho: Rumo à Efetiva Mitigação de Riscos Corporativos

As conclusões da pesquisa KPMG ressaltam a importância do conselho de administração no cenário dinâmico do gerenciamento de riscos de terceiros, enfatizando a necessidade de habilidades, recursos e integração eficazes para garantir uma abordagem holística e estratégica nesse processo crucial.

Cadeia de Suprimentos
Compliance