Banco Pine: S&P Atribui Rating ‘brA-‘ com Perspectiva Estável

29/11/2023 às 19h03

Por: Fernanda Calandro

Imagem PreCarregada

Na segunda-feira (27) a S&P Global Ratings atribuiu ao Banco Pine o rating de crédito de emissor de longo prazo ‘brA-‘ na Escala Nacional Brasil, com perspectiva estável. A agência classificadora de risco destacou a melhora nos negócios do Pine em relação a outros bancos com níveis similares de ratings.

Banco Pine: Crescimento Sustentável e Diversificado Impulsionam Avaliação Positiva

A atribuição do rating ‘brA-‘ reflete a visão da S&P de que o Banco Pine tem tido sucesso na implementação de sua estratégia. O Pine registrou resultados positivos, com lucros crescentes, especialmente provenientes da expansão no segmento de varejo colateralizado, além de outras linhas de negócios existentes, como operações estruturadas, tesouraria e mesa de clientes.

Segundo Noberto Nogueira Pinheiro Jr., Diretor Executivo e Relações com Investidores do Banco Pine, a melhoria é resultado do foco contínuo no crescimento sustentável e diversificado, juntamente com a eficiência operacional e a excelência na alocação de capital.

Estratégia de Eficiência Operacional e Crescimento Sustentável

O executivo destaca que o rating atribuído indica a correta execução da estratégia do Banco Pine. Ele ressalta que o novo patamar de rating permitirá ao banco acessar uma base ainda maior de clientes, ampliando as possibilidades de instrumentos de captação e melhorando a eficiência nas operações.

Posição de Risco Avaliada com Critérios de Qualidade

A avaliação da posição de risco do Banco Pine incorpora a concentração de sua carteira de crédito e o rápido crescimento nos últimos anos, sendo mitigados pela boa qualidade desses ativos. O Pine conseguiu expandir seus negócios continuamente em conjunto com seus lucros, mantendo a qualidade da carteira e das métricas de capital regulatórias.

Leia também:

Foco na Diversificação e Expansão dos Negócios

Com foco na diversificação, o Banco Pine planeja expandir todos os negócios e segmentos nos próximos exercícios, abrangendo crédito corporativo, mesas, mercado de capitais e serviços e varejo colateralizado.

“Após o robusto crescimento e a entrega consistente de resultados nos últimos trimestres, estamos confiantes e temos a clara visão de que continuaremos a escalar os nossos negócios e carteiras de crédito e a gerar resultados financeiros saudáveis e sustentáveis”, conclui Noberto Nogueira Pinheiro Jr.

Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.