Startup: 5 Dicas da Wayra Brasil e Vivo Ventures para negócios de Sucesso

01/12/2023 às 18h21

Em um cenário de inovação acelerada, a Head de Investimentos e Portfólio da Wayra Brasil e Vivo Ventures, Wana Schulze, compartilha cinco dicas valiosas para empreendedores que buscam transformar suas startups em negócios bem-sucedidos.

Estratégias Essenciais para o Sucesso da Startup

Startup de sucesso

Wana Shulze. Foto: Divulgação

1. Aprimore seu MVP

Antes de lançar uma startup, a validação da oferta de produto ou serviço é crucial. Wana enfatiza a importância de criar um MVP, ou Produto Mínimo Viável, uma versão simplificada do produto que evidencia sua proposta de valor. Isso não apenas atrai investidores, mas também oferece insights sobre a aplicação de mercado e custos.

2. Crie um Plano de Negócios

Para se destacar aos olhos dos investidores, é necessário mais do que uma boa ideia. Um plano de negócios sólido, incluindo análise de mercado, concorrência, público-alvo e estratégia operacional e financeira, é essencial para demonstrar uma visão clara e viável.

3. Estabeleça um Plano de Ação

Planejamento e execução faseada são fundamentais. Wana destaca a importância de mapear cenários, criar um cronograma e avançar para o mercado. O suporte de investidores, que oferecem além de recursos financeiros, orientação estratégica, pode ser crucial para o sucesso.

4. Construa um Bom Pitch e Venda Seu Negócio

Ter uma boa ideia não é suficiente; é crucial apresentá-la de forma clara. No momento de criar um “pitch”, a apresentação concisa da empresa, explicar diferenciais e mercado alvo é essencial. Wana destaca a importância de começar pelo problema que a startup resolve e seguir com a solução e proposta de valor.

5. Momento da Captação

Existem diversos tipos de investidores, desde anjos até fundos VC e CVC. É crucial entender o estágio da startup e o momento do mercado. Wana destaca a variação de apoio dos VC e o crescimento dos Corporate Ventures entre 2022 e 2023. Definir bem as etapas anteriores é chave.

Estratégias Decisivas para Crescimento Empresarial

As cinco dicas de Wana Schulze oferecem um guia prático para empreendedores navegarem no desafiador ecossistema de startups. Em um mercado brasileiro dinâmico, estratégias como aprimorar o MVP, construir um plano sólido e entender o momento da captação são fundamentais para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso.

captação de recursos
Corporate Venture Capital