CVM Aplica Multa de R$ 3 Mi em Processo Envolvendo Eucatex e Astra Investimentos

02/12/2023 às 9h00

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) deliberou sobre processos administrativos sancionadores, resultando em multas significativas. No centro das decisões, estão Ashley Charles Jenner, Astra Investimentos Ltda. e Flávio Maluf, CEO e Vice-Presidente da Eucatex S.A. Indústria e Comércio.

Processos Julgados pela CVM

Em uma sessão realizada em 30/11/2023, a CVM julgou dois processos administrativos sancionadores. No primeiro caso, a Superintendência de Supervisão de Investidores Institucionais investigou Ashley Charles Jenner e Astra Investimentos Ltda. por suposta operação fraudulenta no mercado de valores mobiliários. O colegiado decidiu, por unanimidade, impor multas de R$ 1.000.000,00 e R$ 2.000.000,00, respectivamente.

O segundo caso envolveu Flávio Maluf, CEO e Vice-Presidente da Eucatex S.A. Indústria e Comércio. Ele foi acusado de aprovar suas próprias contas referentes a 2019 em uma assembleia geral ordinária e extraordinária. A Diretora Relatora, Flávia Perlingeiro, votou pela condenação de Maluf, impondo uma multa de R$ 400.000,00. A sessão foi suspensa após pedido de vista do Diretor João Accioly.

Responsabilidades Individuais

As decisões da CVM evidenciam o compromisso com a transparência e fiscalização no mercado financeiro. As multas aplicadas destacam a responsabilidade individual no cumprimento das normas e regulamentos, reforçando a importância da conformidade e ética nas práticas empresariais.

Ashley Charles Jenner
Astra Investimentos Ltda.