Pequenos Negócios Impulsionam Crescimento com 71% das Vagas Geradas em 2023

05/12/2023 às 9h54

No Brasil, micro e pequenas empresas foram responsáveis por 71% das novas vagas de emprego em 2023, totalizando cerca de 1,26 milhão de contratações, conforme estudo do Sebrae com dados do Caged.

Contribuição Expressiva em Todos os Setores Econômicos

O país registrou a criação de 1,78 milhão de empregos até outubro deste ano, sendo que quase três quartos desse montante foram gerados pelos pequenos empreendimentos. No mês de outubro, as micro e pequenas empresas contribuíram com 65,2% das mais de 190 mil vagas criadas, enquanto as médias e grandes responderam por 36,7% do saldo líquido de contratações. Os dados, provenientes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, evidenciam a importância do setor para a economia nacional.

O Impacto Sólido dos Pequenos Negócios no Cenário Econômico Nacional

A expressiva contribuição dos pequenos negócios para a geração de empregos destaca a vitalidade desse segmento na economia brasileira. Os números evidenciam não apenas a relevância econômica, mas também o papel social desempenhado pelos empreendedores de pequeno porte, impulsionando o país rumo ao marco histórico de 100 milhões de pessoas ocupadas. A taxa de desemprego, atualmente em 7,6%, reforça a resistência e resiliência do setor diante dos desafios econômicos.

contratações
economia