Setor de Petróleo e Gás no Brasil: Análise do Sentimento do Mercado

05/12/2023 às 18h40

Um uma recente série de roadshows nos Estados Unidos, Brasil e Chile, a BTG Pactual Affiliate Research se reuniu com diversos clientes para avaliar o sentimento dos investidores sobre o setor de petróleo e gás do Brasil. A empresa constatou que ainda há interesse significativo no setor, mas que o momentum de preços enfraqueceu nos últimos meses devido a preocupações sobre o crescimento da demanda global e incertezas sobre cortes de produção da OPEC+.

Apesar do recente recuo, a BTG Pactual Affiliate Research continua otimista com o setor e continua a favorecer empresas como Petrobras (PBR), PetroRio (PRIO) e Raizen (RAIZ). A empresa acredita que essas empresas estão bem posicionadas para se beneficiar de preços mais altos do petróleo no longo prazo.

Insights-chave dos roadshows para o Setor de Petróleo

• Momentum de preços enfraqueceu, mas pode ser uma boa oportunidade de entrada. Os preços do petróleo caíram ~19% desde que atingiram ~US$97/barril há apenas dois meses, mas a BTG Pactual Affiliate Research acredita que a assimetria dos preços do petróleo está inclinada para cima, oferecendo aos investidores uma oportunidade de compra.
  • PBR: Investidores estrangeiros permanecem relativamente mais otimistas. Investidores estrangeiros ainda são mais otimistas com a PBR do que investidores locais, devido à sua crença de que a empresa gerará mais caixa do que pode gastar no curto prazo.
  • Óleos juniores: PRIO como um consenso (justificado). A PRIO é a empresa de petróleo junior mais popular entre investidores locais e estrangeiros, devido ao seu excelente histórico operacional e potencial de crescimento da produção.
  • Braskem: Não é trivial. A Braskem é uma tese de investimento mais complexa do que a PBR ou a PRIO, e há menos interesse no nome de investidores institucionais.

Sentimento otimista no setor de petróleo e gás

No geral, a BTG Pactual Affiliate Research permanece otimista com o setor de petróleo e gás do Brasil e acredita que o recente recuo nos preços é uma oportunidade de compra. A empresa favorece empresas com produção de baixo custo, forte geração de fluxo de caixa livre e potencial de crescimento.

Análise Setorial
BTG Pactual