Índice Stone Varejo Aponta Crescimento de 2,1% em Novembro no Setor; Móveis e Eletrodomésticos Lideram Alta

11/12/2023 às 17h23

O Índice de Atividade Econômica Stone Varejo revela expansão anual de 2,1% nas vendas do setor em novembro. Entre os destaques, os segmentos de Móveis e Eletrodomésticos lideram o crescimento, registrando alta de 5,5%.

O levantamento, desenvolvido pela Stone em parceria com o Instituto Propague, destaca dados positivos após os desafios do mês anterior.

Índice Stone Varejo: Quatro Segmentos Registram Crescimento e Doze Estados Apresentam Alta

A 11ª edição do Índice Stone Varejo analisou seis segmentos, revelando crescimento em quatro deles. Móveis e Eletrodomésticos lideraram com 5,5%, seguidos por Tecidos, Vestuários e Calçados (2,7%), Hipermercados e Supermercados (0,4%), e Material de Construção (0,2%). O estudo oferece uma perspectiva positiva para o fechamento do ano, impulsionado pelas vendas na Black Friday.

Perspectivas e Recomendações: Cautela para a Estabilidade do Setor em 2024

O pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, destaca a retomada do setor, impulsionada pelas vendas na Black Friday, e sugere cautela e estratégias adaptativas para os empreendedores diante do cenário de melhora e estabilidade. O relatório completo está disponível no dashboard do Instituto Propague, oferecendo acesso fácil e centralizado a informações essenciais para pesquisadores e interessados no setor.

Destaques Regionais

Desempenho Estadual: Tocantins, Distrito Federal e Pará Lideram Altas; Alagoas e Amapá Registram Quedas

No recorte estadual, doze estados, incluindo Tocantins (6,2%) e Distrito Federal (6,1%), registraram altas anuais, enquanto outros, como Alagoas (12,2%) e Amapá (9,5%), enfrentaram quedas. O Índice avalia seis segmentos, proporcionando uma visão abrangente da atividade econômica no varejo.

Análise Setorial
Black Friday