Aura Minerals Revela Plano de Crescimento, Almejando Produção de 450kGEO até 2025

13/12/2023 às 18h50

A Aura Minerals realizou na última terça-feira (12) seu dia do investidor, revelando detalhes sobre seus planos de crescimento de longo prazo.  Segundo o relatório do BTG Pactual, a empresa reiterou a meta ambiciosa de quase dobrar a produção para 450 mil GEO até 2025.

A estratégia da gestão se baseia em três pilares principais: crescimento da produção e execução de projetos, expansão da exploração em ouro/cobre para aumentar a vida útil das operações existentes e uma possível reclassificação significativa após a implementação do plano de expansão.

Almas e Borborema/Matupá em Foco

• Almas: Totalmente operacional em apenas 5 meses, Almas Minerals enfrentou desafios com o carregamento e transporte de minério em 2023, mas a gestão afirma que a questão foi resolvida, mantendo a produção de 53 mil Oz para o primeiro ano completo de operações.
  • Borborema: Com 8% de conclusão e previsão de início para o 1º trimestre de 2025, o projeto Borborema está totalmente licenciado, com 58% do capex de construção comprometido. A empresa planeja converter toda a sua base de recursos em reservas nos próximos 3-5 anos.

Aura Minerals : Desafios e Oportunidades

• San Andres: Após ajustes em 2023, a operação San Andres viu um aumento na produtividade no 3º trimestre, mas a empresa prevê menores teores à frente. EPP trabalha para aumentar a vida útil com esforços concentrados em investimentos de exploração.
  • Matupá: Com licenciamento em andamento, a Aura avança no projeto Matupá, esperando iniciar a construção no 3º trimestre de 2024 e a operação no 4º trimestre de 2025.

Mercado do Ouro

As previsões para o mercado do ouro permanecem otimistas, impulsionadas por tensões geopolíticas e incertezas macroeconômicas nos EUA. Com preços em torno de US$2.000/onça, espera-se que o interesse contínuo de bancos centrais sustente a demanda e os preços.

Estrutura de Capital e Alocação

A Aura Minerals mantém uma sólida estrutura de capital, com alavancagem visada de 0-1,5x dívida líquida/EBITDA. A gestão concentra seus investimentos em projetos de crescimento, exploração e possíveis fusões e aquisições, com ênfase na expansão da exposição ao cobre.

Apesar dos desafios de curto prazo, a Aura permanece como uma aposta promissora para o crescimento a longo prazo, de acordo com a análise do BTG Pactual Affiliate Research.

análise
Aura