Economia Criativa: Empresas Chinesas e Governo de SP Exploram Oportunidades Bilionárias

15/12/2023 às 17h28

Representantes de gigantes chinesas de tecnologia e economia criativa, como Kwai, NetEase Games e Mihoyo encontraram-se com o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, e autoridades estaduais. Com um mercado de videogames avaliado em US$44 bilhões e 666 milhões de jogadores na China, a visita destaca o interesse dessas empresas em expandir para o Brasil, especialmente em São Paulo.

Empresas Chinesas Líderes em Tecnologia Buscam Fortalecer Laços com São Paulo

Na tarde desta quinta-feira (14), uma comitiva de empresas líderes no mercado de tecnologia e economia criativa da China, incluindo Kwai, NetEase Games e Mihoyo, esteve no Palácio dos Bandeirantes, reunindo-se com o vice-governador Felício Ramuth e representantes das Secretarias Estaduais de Negócios Internacionais e da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Oportunidades de negócios para São Paulo

Economia Criativa

Ramuth ressaltou as oportunidades de negócios para São Paulo no setor de tecnologia e videogames, considerando o Brasil ainda em desenvolvimento nesse mercado.

“Nosso Estado tem diversos facilitadores para que essas empresas possam iniciar as atividades aqui”, afirmou.

De acordo com estatísticas chinesas, os mais de 600 milhões de jogadores no país gastam, em média, R$300,00 cada por ano, gerando um impacto expressivo na economia e cultura. O vice-presidente e diretor comercial da Kwai, Du Zheng, destacou o interesse na internacionalização e a visão positiva sobre o potencial de parcerias e crescimento no Brasil.

Thiago Nogueira, subsecretário de Ações Institucionais e de Comércio Exterior da pasta de Negócios Internacionais, compartilhou estatísticas sobre o comércio eletrônico no Brasil, enfatizando que cerca de 45% desse comércio está concentrado no Estado de São Paulo.

Nogueira apresentou ainda um projeto da Secretaria em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para criar uma plataforma online, conectando empresas paulistas a novos clientes, fornecedores e parceiros, especialmente focada em micro, pequenas e médias empresas.

Relevância do Setor de Games

O coordenador de cultura pop da Secretaria de Cultura, Anderson Abraços, mencionou a relevância do setor de games, destacando iniciativas, como a parceria com o Google e as Fábricas de Cultura, que proporcionam oportunidades para jovens desenvolverem conhecimentos em e-Sports e desenvolvimento de jogos.

São Paulo Pode se Tornar um Polo de Crescimento para Empresas Chinesas de Tecnologia e Economia Criativa

A reunião evidencia a busca ativa de empresas chinesas de tecnologia e economia criativa por oportunidades de negócios no Brasil, com foco especial em São Paulo. O potencial de parcerias e crescimento no setor de videogames e tecnologia é promissor, e as autoridades estaduais estão receptivas para fortalecer essas colaborações, marcando um passo significativo para a internacionalização desse mercado em expansão.

Banco Interamericano de Desenvolvimento
BID