Capital Social: CVM Propõe Eliminar Limite à Participação em Bolsa de Valores em Consulta Pública

Capital Social: CVM Propõe Eliminar Limite à Participação em Bolsa de Valores em Consulta Pública

18/12/2023 às 17h58

Por: Fernanda Calandro
Imagem PreCarregada

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) abre consulta pública em 18/12/2023 para eliminar limites à participação no capital social de bolsas de valores, buscando impulsionar a concorrência nos mercados de valores mobiliários.

Capital Social: CVM Inicia Consulta Pública para Reduzir Restrições e Estimular a Competitividade nos Mercados de Valores Mobiliários

A CVM, por meio da Consulta Pública, propõe alterações à Resolução CVM 135, focando na exclusão da limitação que impede participantes de bolsas de valores organizadas de se tornarem acionistas relevantes com direito a voto nas entidades que as administram. Essa medida visa reduzir barreiras à concorrência, gerando novas oportunidades no Mercado de Capitais.

O presidente da CVM, João Pedro Nascimento, destaca a importância da flexibilização com segurança e responsabilidade, ressaltando que essa proposta de reforma consistente e oportuna alinha-se aos ajustes feitos em 2022 na Resolução 135.

Potencial Reforma Consistente: CVM Busca Modernizar Regulação e Ampliar Oportunidades no Mercado de Capitais 

A eliminação do limite de 10% de participação no capital social e outras propostas, como introdução de salvaguardas e simplificação de procedimentos, refletem o compromisso da CVM em promover um mercado mais dinâmico. Antonio Berwanger, superintendente da CVM, enfatiza que a revisão do limite se baseia em análises técnicas e contribuições do mercado. Participe da Consulta Pública até 15/3/2024 para colaborar no desenvolvimento do mercado de capitais.

Como Participar

competitividade
Consulta Pública
CVM
CVM 135
Flexibilização
inovação
Mercado de Capitais
Participação no Capital Social
Regulação
valores mobiliários
Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.