Financiamento Reembolsável: ABDE Apoia Finep para Projetos Inovadores, Conheça as Condições

19/12/2023 às 11h08

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) expressa seu apoio à linha de financiamento reembolsável da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), destacando vantagens significativas para empreendimentos inovadores.

Celso Pansera, presidente da Finep e da ABDE, ressalta que essa modalidade de financiamento reembolsável visa proporcionar estímulos financeiros de acordo com o risco tecnológico, tornando-se o centro das discussões no seminário técnico “Biotecnologias para a Indústria”, programado para esta terça-feira (19) no Rio de Janeiro (RJ), precedendo a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Financiamento Reembolsável

Estímulo Estratégico para Projetos Inovadores

A linha de crédito “Finep Reembolsável” emerge como uma ferramenta estratégica, oferecendo recursos por meio de operações financeiras reembolsáveis. Através dessa modalidade, os empreendedores têm acesso a condições atrativas, com juros que iniciam em TR +2%. Essa iniciativa busca apoiar diversas fases da inovação, desde a difusão tecnológica até projetos pioneiros, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias arrojadas.

Os juros modulados, inversamente proporcionais ao risco tecnológico, representam uma vantagem notável, beneficiando aqueles que assumem desafios significativos. A obtenção de financiamento reembolsável pode ser realizada diretamente junto à Finep ou por intermédio de agentes financeiros credenciados, simplificando o acesso aos recursos.

Apoio Sustentado à Inovação por Meio do Financiamento Reembolsável

A Finep, respaldada pela ABDE, não apenas oferece a linha de crédito “Finep Reembolsável” como também amplia seu suporte a projetos inovadores por meio de recursos não reembolsáveis. Destaca-se, ainda, a proximidade de chamadas públicas para áreas estratégicas como energias renováveis, bioeconomia, mobilidade sustentável e gestão de resíduos sólidos. Este compromisso reitera a visão da ABDE e da Finep em promover um ambiente propício à inovação, estimulando o desenvolvimento de empresas de todos os portes e setores por meio de financiamento reembolsável.

Conheça o Financiamento Reembolsável da Finep

O Apoio Direto à Inovação da Finep destina-se a fortalecer iniciativas inovadoras de empresas brasileiras, visando aprimorar a competitividade nacional e internacional, impulsionar atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), e promover o adensamento tecnológico das cadeias produtivas nacionais, além de facilitar a integração global das empresas brasileiras.

A Quem se Destina

Este programa é direcionado a empresas brasileiras com receita operacional bruta anual ou anualizada igual ou superior a R$ 90 milhões. Quando pertencentes a grupos econômicos, a classificação de porte considera a receita consolidada do grupo. Empresas com receita inferior podem acessar o Finep Inovacred, operado por agentes financeiros regionais credenciados ou, caso indisponíveis, enviar solicitações diretamente à Finep.

Diversas Linhas Estratégicas

O financiamento reembolsável, operado diretamente pela Finep, utiliza recursos próprios, do FNDCT e FUNTTEL, entre outros. Os Planos Estratégicos de Inovação são avaliados para enquadramento em diversas linhas de ação, como Inovação Crítica, Inovação Pioneira, Inovação para Competitividade, Inovação para Desempenho e Difusão Tecnológica para Inovação. Condições específicas aplicam-se a empresas do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, com recursos do FUNTTEL.

Exigências e Restrições

Despesas em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Interno, Aquisição Externa de P&D, Aquisição de Outros Conhecimentos Externos, Aquisição de Software, Treinamento, Introdução das Inovações Tecnológicas no Mercado, Aquisição de Máquinas e Equipamentos, Produção Pioneira, Outras Preparações para a Produção e Distribuição, Fusão e Aquisição são apoiadas. No âmbito do Plano Estratégico de Inovação, são aceitas despesas ocorridas até seis meses antes da submissão do plano à Finep.

Como Apresentar sua Proposta

Empresas interessadas devem se cadastrar no sistema de operações de crédito da Finep. Ao finalizar o cadastro, será indicado o gerente de relacionamento para auxiliar na submissão do Plano Estratégico de Inovação.

ABDE
Adensamento Tecnológico
Bioeconomia
Chamadas Públicas