BB Seguridade: Perspectiva favorável e valuation atrativa tornam ação uma das principais escolhas para 2024

19/12/2023 às 15h07

O BTG Pactual Affiliate Research reforça seu otimismo em relação à BB Seguridade (BBSE3) e a classifica como uma das principais apostas para o próximo ano. Em reunião com o Head de RI Felipe Peres e investidores locais, o banco obteve atualizações que apontam para um 2024 com resultados sólidos e potencial de valorização.

Desempenho forte em 2023 e o que esperar para 2024

• 2023 superou as projeções iniciais: a empresa apresentou índices de sinistralidade notavelmente baixos, crescimento decente do faturamento e resultados financeiros positivos.
  • 2024 com números operacionais robustos: a expectativa é de crescimento do faturamento entre 10% e 15%, enquanto os sinistros devem se normalizar (após os níveis “baixos” de 2023).
  • Lucro líquido estimado em R$ 8,0 bilhões: com a queda da Selic parcialmente compensada por maior saldo médio de investimentos, o BTG projeta um lucro líquido de R$ 4,0 bilhões no 2S23 e R$ 8,0 bilhões em 2024, representando um crescimento de 6% ano a ano.
  • Valuation atrativa: negociando a 8x P/E 24 e oferecendo um dividend yield de ~11%, BBSE3 destaca-se pelo valuation atrativo.

Recompensa aos acionistas

• Programa de recompra de ações: Peres confirmou a continuidade do programa de recompra de R$ 2,0 bilhões (cerca de 3% do market cap) aprovado pelo Conselho de Administração em agosto. Até o momento, 20% das 64 milhões de ações autorizadas foram adquiridas.
  • Dividendos e recompras devem representar 85-90% do lucro de 2023: a expectativa é que a combinação de recompras e dividendos mantenha o payout em níveis históricos.
  • Aumento da participação do Banco do Brasil: Peres mencionou que o cancelamento das ações recompradas e a abertura de um novo programa serão decididos na Assembleia Geral em abril. O BTG acredita que isso fortalece o papel do BB na BB Seguridade, mitigando riscos de não renovação do contrato e facilitando uma renovação potencialmente menos onerosa. Atualmente, o BB detém 66,25% da BB Seguridade, e a execução total do programa elevaria sua participação para ~69%. O BTG projeta que o BB supere o limite de 70% em 2024.

Crescimento de prêmios e resultados financeiros

• Prêmios com potencial de expansão na casa dos dois dígitos em 2024: a queda da Selic e a retomada do crédito impulsionam as expectativas de crescimento dos prêmios, em especial seguro de vida crédito (com forte desempenho em 2023) e rural.
  • Sinistralidade deve retornar a patamares mais normalizados: após um 2023 atípico (e positivo), o índice de sinistralidade deve subir em 2024, principalmente devido à normalização do seguro agrícola (média histórica de 60-70% contra 28% YTD em outubro de 2023).
  • Resultados financeiros com headwinds, mas perspectivas melhores a partir de 2025: a queda da Selic pressionará o resultado financeiro em 2024, mas a expectativa é de uma retomada do crescimento acelerado do lucro líquido a partir de 2025, quando o efeito negativo da Selic se dissipar.

Defensiva em setor defensivo; COMPRA reiterado

Combinação de características atrativas: o BTG destaca a imunidade ao IoE, ausência de riscos de NPL, margens impressionantes, ambiente competitivo benigno, histórico de governança sólida e alta distribuição de lucros (com o programa de recompra reforçando a participação do BB) como fatores que tornam a BB Seguridade um ativo defensivo atraente.

• Valuation indica quase zero valor em perpetuidade: a cotação atual reflete um cenário altamente improvável de descontinuidade da empresa após o término do contrato com o BB em 2033.
  • Potencial de valorização e dividendos robustos: desde o IPO em 2013, aBB Seguridade pagou cerca de R$ 40 bilhões em dividendos e, com a expectativa de crescimento dos prêmios e a alta distribuição de lucros, a empresa deve continuar a gerar valor para os acionistas no longo prazo.

BB Seguridade: Ação defensiva com potencial de crescimento

Com base nas informações apresentadas, o BTG reitera sua recomendação de compra para as ações da BB Seguridade (BBSE3). A empresa apresenta uma combinação de características atrativas, um valuation atraente e um potencial de valorização significativo.

BB Seguridade (BBSE3)
Buy