Como investir em startups em 2024: especialista aponta segmentos em alta e ensina a tomar decisões

Como investir em startups em 2024: especialista aponta segmentos em alta e ensina a tomar decisões

19/12/2023 às 16h05

Por: Fernanda Calandro
Imagem PreCarregada

O investimento em startups deve continuar crescendo em 2024, segundo especialistas. No terceiro trimestre de 2023, o volume investido em startups latino-americanas foi de US$883 milhões, o que representa um crescimento de 22% em comparação com o trimestre anterior.

Brasil deve se manter como polo de investimentos em startups em 2024

Guy Gaul

Para Guy Gaul, especialista em investimentos em startups e Head de Venture Capital do Grupo Sai do Papel, o Brasil deve se manter como um dos principais destinos de investimentos em startups na América Latina.

“Observar o presente e o passado nos ajuda a fazer projeções de possíveis futuros e, assim, tomar decisões mais assertivas. Quando olhamos para o tradicional Ranking TOP Open Corps 2023, vemos que as grandes empresas contrataram mais de 4 mil startups e a maior parte delas estão relacionadas à inteligência artificial, análise de dados e produtividade. Este é um indicador relevante sobre o tipo de solução que tem sido mais valorizada no mercado”, esclarece o executivo.

Setores com potencial

Entre os setores com potencial de crescimento em 2024, Gaul destaca a Tecnologia da Informação, Serviços, Varejo, Financeiro e Indústria.

“Sabemos que o que está em alta no momento é a Tecnologia da Informação, especialmente Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Big Data Analytics e áreas correlatas, mas fica um alerta – o principal ativo de valor de uma startup são as pessoas que ela tem! É preciso estudar a fundo a solução desenvolvida, o público-alvo, os objetivos dos founders mas, principalmente, ter certeza de que o negócio se sustenta com uma boa equipe, que sabe resolver problemas e aprender em conjunto”, pontua.

Identificação com o Segmento

Gaul recomenda que os investidores escolham um segmento com o qual haja o mínimo de identificação e conhecimento a respeito do mercado.

“Vimos muitas mudanças no mundo das finanças e do varejo nos últimos anos e não é à toa que estas startups também ganharam destaque. Contudo, não escolha um negócio para investir somente pelo bom momento. Se você não entende nada sobre aquele setor, por mais que a startup seja ótima, esta pode não ser a sua melhor escolha. Pesquise, estude o mercado e, se preciso, conte com a ajuda de uma consultoria especializada em investimentos em startups para não tomar nenhuma decisão precipitada”, finaliza.

Conheça os riscos e oportunidades de investir

Investir em startups pode ser uma ótima maneira de diversificar o portfólio e obter retornos elevados. No entanto, é importante fazer a sua pesquisa e entender os riscos envolvidos antes de tomar qualquer decisão.

empreendedorismo
indústria
inovação
Mercado Financeiro
startups
Venture Capital
Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.