Arauco vende operação florestal no Paraná para a Klabin por US$ 1,16 bilhão

21/12/2023 às 14h05

A Arauco, empresa chilena de celulose, anunciou nesta quarta-feira (20) a venda de sua operação florestal no Paraná para a Klabin, por US$ 1,16 bilhão.

Arauco vende ativos florestais no Paraná para a Klabin

A Arauco, referência global nos setores de celulose, produtos de madeira, reservas florestais e bioenergia, anunciou nesta quarta-feira (20) a assinatura do acordo de venda de 150 mil hectares de seus ativos florestais, englobando 85 mil hectares de reflorestamento, localizados principalmente no Estado do Paraná para a Klabin, que atua na produção e exportação de papéis para embalagens.

A venda de ações e direitos societários não se estende a ativos industriais relacionados a fábricas de painéis no Brasil, nem a ativos florestais localizados principalmente no estado de Mato Grosso do Sul, e que estão relacionados ao projeto industrial para construir uma fábrica de celulose no futuro.

Transação tem valor de US$ 1,16 bilhão

O valor total da transação corresponde a cerca de US$ 1,16 bilhão, que será pago após a conclusão dos procedimentos legais e aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). O acordo é estratégico para a operação da empresa chilena, tornando-a ainda mais eficiente para investimentos em novos projetos.

De acordo com Carlos Altimiras, Diretor Presidente da Arauco Brasil, a empresa entende que a oportunidade capacita o direcionamento de recursos para áreas de crescimento e desenvolvimento da Companhia.

“Esse acordo é uma boa notícia para Arauco. Isso nos permitirá promover o desenvolvimento de investimentos, bem como o negócio de celulose no Brasil.”

A negociação com a Klabin inclui todas as terras e florestas que Arauco possui no Estado do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Até a aprovação da transação pelo CADE, a Arauco continuará a administrar as áreas e dará continuidade às atividades de silvicultura, colheita, transporte, comercialização de madeira e atividades administrativas.

Em relação ao negócio de painéis, não estão previstos impactos significativos. Atualmente, as fábricas de Montenegro, Piên e Ponta Grossa compram quase 90% do consumo atual de madeira do mercado. Segundo Altimiras, nas demais operações também haverá compra de madeira de terceiros.

Aquisição fortalece a Klabin

A venda da operação florestal da Arauco no Paraná para a Klabin é um movimento estratégico para ambas as empresas. Para a Arauco, a transação permitirá a empresa direcionar recursos para áreas de crescimento e desenvolvimento, como o negócio de celulose. Para a Klabin, a aquisição fortalece a sua posição como líder no mercado brasileiro de celulose e papel.

Arauco
celulose