Planejamento estratégico: 4 dicas para aumentar as chances de sucesso em 2024

21/12/2023 às 15h10

O planejamento estratégico é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Além disso, o final do ano é o momento ideal para as empresas refletirem sobre o passado e planejarem o futuro e ter um ano repleto de sucesso e crescimento.

Planejamento estratégico
Wagner Suzuki

Segundo o consultor de empresas Wagner Suzuki, o planejamento estratégico é “uma das melhores ferramentas para o futuro do seu negócio”. Isso porque sem um plano de ação, é difícil saber qual o direcionamento do seu negócio.

“Fazer esse exercício é essencial para a prosperidade do seu negócio, pois assim você conseguirá visualizar as etapas que deverá seguir no futuro próximo. E acredite, isso fará toda a diferença”, diz Wagner.

O consultor completa que fazer o planejamento a cada semestre é essencial para facilitar a jornada rumo aos objetivos da sua empresa:

“acredite, isso irá facilitar muito a sua vida no longo prazo. Porque no dia-a-dia corrido do empreendedor é muito difícil parar, analisar e tomar a melhor decisão sobre os próximos passos do seu negócio.”

4 Dicas para criar um planejamento estratégico

Para ajudar os empreendedores a criar um planejamento estratégico eficaz para o próximo ano, Wagner Suzuki destaca quatro dicas:

1. Analise os erros e acertos do passado

A primeira etapa do planejamento estratégico é analisar os erros e acertos do seu negócio nos últimos meses. Isso ajudará você a identificar as áreas que precisam de melhoria e a evitar cometer os mesmos erros no futuro.

2. Defina objetivos claros e alcançáveis

A segunda etapa é definir objetivos claros e alcançáveis para o seu negócio. Os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

3. Crie um plano de ação

A terceira etapa é criar um plano de ação para atingir os objetivos traçados. O plano de ação deve incluir as estratégias, as ações e os prazos para cada objetivo.

4. Comece agora!

A última dica é começar o planejamento o quanto antes. Não espere começar 2024 para começar a planejar. Quanto antes você começar, mais tempo terá para analisar, definir objetivos e criar um plano de ação eficaz.

Alcance seus objetivos em 2024

O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer empresa. Seguindo as dicas de Wagner Suzuki, você pode criar um planejamento eficaz que ajudará sua empresa a alcançar seus objetivos em 2024.

ação
dicas para planejar