Agro Amazônia bate recorde de R$ 1 Bi em vendas de sementes de soja

Agro Amazônia bate recorde de R$ 1 Bi em vendas de sementes de soja

22/12/2023 às 14h49

Por: Fernanda Calandro
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A Agro Amazônia, empresa líder na distribuição de insumos agropecuários no Brasil, atingiu um marco histórico ao registrar um faturamento de R$ 1 bilhão em vendas de sementes de soja no período de agosto a novembro deste ano. O resultado representa um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2022.

Agro Amazônia supera condições climáticas adversas e bate recorde de vendas de sementes de soja

O crescimento da empresa é resultado de um investimento constante em tecnologia e parcerias para a construção de duas plataformas de sementes de soja, que estão entre as mais adaptadas para o bioma Cerrado disponíveis no mercado. A Dagma, marca própria da Agro Amazônia, responde por 25% do segmento de sementes da companhia, enquanto a Don Mario representa 45%. Ambas se destacam nos estados onde a Agro Amazônia está presente.

“É importante ressaltar que esses resultados expressivos foram alcançados mesmo em um período desafiador, marcado por condições climáticas adversas, com uma escassez significativa de chuvas”, explica Viumar Joenck, diretor de sementes da Agro Amazônia.

O executivo destaca que foi um grande desafio logístico movimentar um volume tão grande de sementes em um curto período.

“Os grãos de soja são organismos vivos, que respiram e têm sua qualidade afetada por fatores ambientais como temperatura e umidade”, explica. “O desafio é entregá-las no momento certo. Se entregues cedo demais, a qualidade é comprometida; se entregues tarde demais, há um caos logístico, já que todos no Cerrado plantam praticamente na mesma época, a partir de meados de setembro.”

Agro Amazônia prevê faturamento de R$ 6 bilhões em 2023

Além de sementes, a Agro Amazônia também atua na distribuição de adubos, defensivos agrícolas, fertilizantes, corretivos para o solo, entre outros produtos. A expectativa é alcançar faturamento de R$ 6 bilhões em 2023, representando um aumento de 7,1% em relação ao ano anterior. Atualmente, conta com 64 lojas espalhadas por nove estados brasileiros e há planos de estabelecer 90 filiais até 2025. A companhia também prevê investir R$ 150 milhões na construção de sua primeira indústria de beneficiamento de sementes.

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