Investimento de Impacto: 5 dicas para combinar retorno financeiro e social

23/12/2023 às 8h10

O investimento de impacto é uma tendência crescente no mundo, com investidores cada vez mais buscando oportunidades para gerar impacto positivo no mundo e, ao mesmo tempo, obter retorno financeiro.

Mas como combinar esses dois objetivos aparentemente opostos?

Itali Collini, diretora da Potencia Ventures, grupo de investimento de impacto social, compartilha 5 dicas para ajudar os investidores a encontrar o caminho certo.

Investimento de Impacto
Itali Collini

1. Comece com o impacto

“O impacto é o que diferencia o investimento de impacto de outros tipos de investimento”, diz Itali. “É importante que os investidores estejam comprometidos com o impacto social ou ambiental que querem gerar com seus investimentos.”

Por isso, a primeira dica é avaliar a intencionalidade dos fundadores da empresa. Eles realmente têm um compromisso com o impacto? O impacto é um objetivo central do negócio ou apenas uma consequência secundária?

2. Analise o time

Mesmo que os fundadores tenham um forte compromisso com o impacto, ainda é importante avaliar sua capacidade de executá-lo.

“O time é essencial para o sucesso de qualquer negócio, mas é ainda mais importante para negócios de impacto”, diz Itali. “Os empreendedores precisam ter as habilidades e a experiência necessárias para gerar impacto e, ao mesmo tempo, construir um negócio sustentável.”

3. Entenda o modelo de negócio

O modelo de negócio é outro fator fundamental para o sucesso de um investimento de impacto.

“O modelo de negócio precisa ser viável financeiramente para garantir o retorno ao investidor”, diz Itali. “Mas também precisa ser capaz de gerar impacto social ou ambiental.”

É importante avaliar a capacidade do negócio de gerar receita, os custos envolvidos, o público-alvo e as estratégias de crescimento.

4. Avalie o mercado

O mercado também é um fator importante a ser considerado.

“O mercado precisa ser grande o suficiente para absorver o crescimento do negócio”, diz Itali. “Se o mercado for muito pequeno, o negócio não terá a oportunidade de gerar impacto e lucro.”

É importante avaliar o tamanho do mercado, o crescimento do mercado e a concorrência.

5. Acompanhe o progresso

Após o investimento, é importante acompanhar o progresso da empresa para garantir que ela esteja no caminho certo.

“O impacto é um processo contínuo”, diz Itali. “É importante monitorar o impacto da empresa para garantir que ela esteja cumprindo suas metas.”

Os investidores podem acompanhar o progresso da empresa por meio de relatórios, reuniões e visitas.

Investimento de impacto: o caminho para um mundo melhor

A combinação de retorno financeiro e social nos investimentos é um desafio, mas é possível alcançar resultados positivos quando os investidores adotam uma abordagem estratégica e criteriosa.

Ao seguir as dicas de Itali Collini, os investidores podem aumentar as chances de encontrar oportunidades de investimento que geram impacto positivo no mundo e, ao mesmo tempo, geram retorno financeiro.

Para saber mais sobre investimentos de impacto, visite o site da Potencia Ventures.

empreendedorismo social
ESG