O ciclo de queda da Selic deixa o Brasil com um clima otimista para 2024
26/12/2023 às 8h00
O Brasil encerrou 2023 com a Selic em 11,75%, após um ciclo de alta de 11,25 pontos percentuais iniciado em março de 2021. O movimento foi necessário para conter a inflação, que chegou a 10,06% em 2022, o maior patamar desde 2015.
No entanto, nos últimos meses, a inflação tem mostrado sinais de arrefecimento. Em novembro, o IPCA ficou em 0,52%, o menor índice para o mês desde 2010.
Queda da Selic = Crédito mais barato
Com isso, o Banco Central (BC) iniciou um ciclo de queda da Selic, com cortes de 50 pontos percentuais em agosto e novembro. A expectativa é que a taxa básica de juros chegue a 9,5% no final de 2024.
Essa queda dos juros deve ter um impacto positivo na economia brasileira. Ela vai tornar o crédito mais barato, o que deve estimular o consumo e os investimentos.
“A queda da Selic é extremamente positiva para o país e para todos os negócios, indústria e setores bancários”, afirma Giovanni Bianchi, trader do BR Partners.
Na avaliação de Bianchi, a redução do custo de crédito vai ajudar a impulsionar a atividade econômica.
“Quando o crédito fica mais barato, as pessoas e as empresas têm mais condições de investir, consumir e gerar emprego”, diz. Leia também:
Guia completo sobre os tipos de vistos americanos: Como escolher o mais adequado para suas necessidades
Cupons de Desconto Netshoes: 5 Melhores Formas de Economizar em Compras Esportivas
Como saber se uma empresa é confiável?
Além disso, a queda da Selic também deve ajudar a reduzir o endividamento público. Isso porque o governo paga juros menores sobre a dívida que contraiu.
Cenário otimista
O cenário otimista para 2024 é baseado na expectativa de que a inflação continue a cair, com a continuidade do ciclo de queda da Selic.
No entanto, é importante ressaltar que ainda há incertezas no cenário internacional, como a guerra na Ucrânia e a alta dos preços das commodities.
Apesar disso, o clima geral é de otimismo para o próximo ano.
“Estamos otimistas com relação a prosperidade e fomentação do business em 2024”, afirma Bianchi.
Autor(a):
Fernanda Calandro
Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.