Personalização do atendimento: Conhecer o tipo de cliente é fundamental para fidelização

30/12/2023 às 8h00

Um estudo da Aktie Now, consultoria de transformação digital para CX, aponta que empresas que investem em personalização do atendimento são mais bem-sucedidas na fidelização de clientes.

Conhecer o cliente é o primeiro passo para a personalização do atendimento

De acordo com a Aktie Now, empresas que conhecem profundamente seus clientes, suas necessidades, expectativas e preferências, são mais propensas a oferecer um atendimento excepcional e personalizado. Isso, por sua vez, leva a uma melhor experiência do cliente, que se traduz em maior satisfação, fidelidade e recompra.

Para conhecer melhor seus clientes, as empresas podem utilizar uma variedade de ferramentas e técnicas, como:

• Análise de dados: a coleta e análise de dados sobre o comportamento do cliente, preferências de compra e feedbacks pode fornecer insights valiosos sobre as necessidades e expectativas dos clientes.
  • Feedback constante: promover um ambiente onde o cliente se sinta à vontade para fornecer feedback é uma estratégia eficaz para entender melhor suas necessidades.
  • Treinamento especializado: o investimento em treinamento especializado para as equipes de atendimento ao cliente capacita-os a interagir com empatia e eficiência, o que melhora a experiência do cliente.

A Aktie Now destaca que a personalização do atendimento não é apenas uma questão de tecnologia ou de processos. É também uma questão de cultura organizacional. As empresas precisam criar uma cultura centrada no cliente, na qual todos os colaboradores estejam comprometidos em oferecer uma experiência excepcional.

“A compreensão aprofundada do cliente é a base para oferecer um atendimento excepcional e personalizado. Cada cliente é único, com necessidades, expectativas e preferências distintas. Ao investir no conhecimento detalhado de seus clientes, as empresas têm a oportunidade de antecipar e atender às suas demandas específicas, construindo assim relações mais sólidas e duradouras”, afirma Bruno Stuchi, CEO da Aktie Now.

Tecnologia, feedback e treinamento são fundamentais para a personalização do atendimento

O estudo da Aktie Now é um importante alerta para as empresas que ainda não investem em personalização do atendimento. Essas empresas estão perdendo oportunidades de fidelizar clientes e aumentar suas receitas.

Aktie Now
Bruno Stuchi