Arrecadação de Seguros Atinge R$ 351 Bi com Crescimento de 8,9% em Nov/23

13/01/2024 às 11h44

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulgou na última sexta-feira (12), os dados mais recentes sobre o desempenho do setor no Brasil, destacando a arrecadação acumulada até novembro de 2023, que atingiu a marca impressionante de R$ 351,04 bilhões.

De acordo com o relatório Síntese Mensal, elaborado pela Susep com base nas informações fornecidas pelas empresas supervisionadas, a arrecadação do setor supervisionado registrou um aumento significativo de 8,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esses números refletem um forte desempenho econômico no setor de seguros, evidenciando a resiliência do mercado em meio às condições desafiadoras.

Destaques do Relatório de Seguros

1. Retorno à Sociedade: O setor de seguros proporcionou um retorno à sociedade de R$ 204 bilhões de janeiro a novembro de 2023, por meio de indenizações, resgates e sorteios. Somente em novembro, esse montante foi de R$ 18,38 bilhões.
  2. Crescimento Expressivo: Os segmentos de danos e pessoas, excluindo-se o VGBL, apresentaram um crescimento robusto de 9,62%, totalizando R$ 170,47 bilhões de arrecadação até novembro de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022.
  3. Seguros de Danos em Destaque: Os seguros de danos registraram um aumento notável de 10,6% na arrecadação de prêmios até novembro de 2023, com o seguro auto alcançando R$ 50,77 bilhões, um incremento de 10,7% em relação ao ano anterior.
  4. Seguros de Pessoas: No segmento de seguros de pessoas, o seguro de vida apresentou um crescimento impressionante de 12,4%, atingindo R$ 27,52 bilhões em novembro de 2023.
  5. Produtos de Capitalização: Os produtos de capitalização acumularam uma receita de R$ 27,36 bilhões nos primeiros onze meses de 2023, representando um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2022.

Perspectivas Futuras e Acesso aos Dados

O relatório Síntese Mensal destaca o vigor do setor e oferece insights cruciais para investidores, reguladores e consumidores. Para uma análise mais detalhada e dinâmica, a Susep convida a comunidade a acessar o Painel de Inteligência do Mercado.

A Susep reitera que o Relatório Síntese é atualizado conforme o envio pelas empresas, com possíveis ajustes em função de recargas do Formulário de Informações Periódicas (FIP). A menos que indicado de forma diferente, todos os valores são apresentados em termos nominais.

arrecadação
capitalização