AES Brasil Registra Crescimento Expressivo em 2023 com Expansão Eólica e Inicia Fase de Desalavancagem

27/02/2024 às 14h37

Em um marco significativo para a AES Brasil, a empresa especializada em geração de energia 100% renovável concluiu um ano de forte crescimento e expansão, preparando-se para uma nova fase de operações e desalavancagem financeira.

Impressionantes Resultados Financeiros da AES Brasil

A conclusão do ano de 2023 trouxe números impressionantes para a companhia, com um aumento de 37% na margem líquida e 43% no EBITDA, impulsionados principalmente pelo início das operações dos complexos eólicos Tucano e Cajuína, que adicionaram 827 MW à capacidade eólica operacional da empresa, totalmente contratada. A AES Brasil destacou-se com uma receita líquida de R$ 3,4 bilhões, crescimento de 21% em relação ao ano anterior, e um lucro líquido de R$ 333 milhões, um aumento de 4% em comparação a 2022.

Distribuição de Dividendos e Fortalecimento do Mercado

O Conselho de Administração recomendou a distribuição de R$ 45 milhões em dividendos, refletindo a sólida performance financeira da empresa e seu compromisso com a geração de valor aos acionistas. No último trimestre de 2023, a AES Brasil continuou a demonstrar sua força no mercado, com receita líquida de R$ 974 milhões e EBITDA de R$ 511 milhões, ambos representando substanciais aumentos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Expansão Eólica e Desalavancagem

Esses resultados foram significativamente impulsionados pela entrada em operação dos complexos eólicos e pelo crescimento de 108% na geração de energia eólica. A conclusão bem-sucedida dos projetos eólicos e o início da geração de EBITDA desses ativos marcaram o início de um ciclo de desalavancagem para a AES Brasil, que fechou o ano com o indicador de Dívida Líquida/EBITDA em 5,3x.

Crescimento no Segmento de Varejo

Além dos avanços operacionais, 2023 foi um ano de conquistas significativas no segmento de varejo da AES Brasil, com a adição de 359 novos clientes e a venda de 78 MWm de energia, reforçando a posição da empresa como uma das maiores comercializadoras de energia do país.

Compromisso com a Sustentabilidade e Inovação

Com um portfólio diversificado e 5,2 GW de capacidade instalada totalmente renovável e contratada, a AES Brasil está bem posicionada para continuar seu crescimento nos segmentos eólico e solar, com planos de adicionar até 4 GW de capacidade instalada ao seu portfólio, acelerando o futuro da energia no Brasil. A empresa oferece soluções personalizadas que apoiam seus clientes na adoção de práticas mais sustentáveis, consolidando-se como um parceiro estratégico no cenário energético nacional.

AES Brasil
crescimento