BNDES e GFANZ Miram Aceleração Verde com 675 Instituições Globais em Nova Plataforma de Descarbonização

27/02/2024 às 14h57

Por: Fernanda Calandro

Imagem PreCarregada

Em um movimento estratégico para fortalecer a luta contra as mudanças climáticas, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ) assinaram cartas de interesse para a criação de uma nova plataforma dedicada a acelerar os esforços de descarbonização da economia brasileira na última segunda-feira (26). Esta aliança entre o principal financiador de energia renovável do mundo e a entidade global que congrega instituições financeiras comprometidas com a neutralidade carbono até 2050, promete revolucionar o financiamento de projetos de baixo carbono no país.

A cerimônia de assinatura, realizada em São Paulo, ocorre à margem das reuniões da Trilha de Finanças do G20, com a presença de figuras de destaque como Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, e Mark Carney, copresidente da GFANZ e enviado especial da ONU para Ação Climática e Finanças. O acordo sela o compromisso de ambas as organizações em desenvolver um ambiente unificado para concentrar os principais projetos brasileiros elegíveis a receber investimentos dedicados à transição climática.

BNDES e GFANZ: Objetivos Ambiciosos para um Futuro Sustentável

A iniciativa conjunta visa não apenas promover o financiamento climático nacional e internacional, mas também suportar o Brasil na realização de suas metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, fomentando uma agenda de crescimento verde.

“Exploramos novas vias para acelerar a reindustrialização verde do Brasil. Com GFANZ, esperamos atrair ainda mais investimentos internacionais para este propósito,” declarou Mercadante.

A nova plataforma facilitará o desenvolvimento de empregos sustentáveis, o aumento de investimentos em tecnologias de baixo carbono e o fortalecimento de uma economia brasileira sustentável que valoriza a proteção da natureza e da biodiversidade. “Este esforço é um reflexo da estratégia do BNDES de combinar recursos do banco com investimentos privados, abrangendo uma ampla gama de tecnologias para a transição energética do Brasil,” explicou Natália Dias, diretora de Mercado de Capitais e Finanças Sustentáveis do BNDES.

Leia também:

Brasil: Um Líder Potencial na Produção Industrial Verde

Com vastos recursos naturais e um forte potencial para energia renovável, o Brasil se posiciona como um candidato ideal para liderar a produção industrial verde no cenário global.

“O Brasil tem sido um líder em clima devido ao seu compromisso histórico e inovação, renovando suas ambições para promover um crescimento inclusivo, forte e sustentável,” afirmou Carney, ressaltando a importância da nova plataforma para a transição ambiciosa necessária.

A colaboração entre BNDES e GFANZ marca um passo significativo para o Brasil na direção de um futuro mais verde e sustentável, alinhando as metas econômicas do país com as urgentes necessidades climáticas globais.

Sou apaixonada por escrever e enriquecer a vida online das pessoas ao transformar conceitos complexos em narrativas envolventes e acessíveis.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.