Febrafar Impulsiona Setor com Crescimento de 12%: Varejo Farmacêutico Brasileiro Avança 8,15% em 2023

27/02/2024 às 15h35

O varejo farmacêutico brasileiro demonstrou um vigoroso crescimento de 8,15% em 2023, alcançando um faturamento impressionante de R$199,1 bilhões, conforme revelado pela auditora IQVIA. Este desempenho sublinha a robustez e a resiliência do setor em um contexto econômico desafiador.

Febrafar: Destaque com Crescimento de 12%

Entre os protagonistas desse crescimento, a Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar) se destacou notavelmente, registrando um aumento de 12% no faturamento, que somou R$30,45 bilhões. Com 67 redes associadas e 15.208 lojas espalhadas pelo Brasil, a Febrafar tem se beneficiado de um modelo de associativismo eficaz, que oferece vantagens comerciais significativas e facilita a digitalização das redes associadas.

Importância do Associativismo

Edison Tamascia, presidente da Febrafar, enfatiza a importância do modelo associativista praticado pela federação, apontando para um crescimento cerca de 50% superior à média do mercado nos últimos anos.

“Este modelo tem se provado eficaz em proporcionar melhores condições comerciais e promover a digitalização, aspectos cruciais para o sucesso no ambiente competitivo atual,” afirma Tamascia.

José Abud Neto, diretor geral da Febrafar, acrescenta que o crescimento da federação é estrategicamente planejado para beneficiar todos os envolvidos, visando melhorar a vida das pessoas e assegurar ganhos mútuos nas relações profissionais.

Análise e Projeções para o Futuro

Apesar do crescimento notável, Tamascia observa que as redes independentes e regionais enfrentam desafios, crescendo abaixo da média do mercado. Para 2024, espera-se um crescimento moderado, destacando a importância da capacitação empresarial diante das rápidas transformações do mercado, incluindo a digitalização e a mudança nos hábitos de consumo.

O setor farmacêutico se beneficia de uma alta auditabilidade, facilitando a tomada de decisões estratégicas. Prevê-se que as farmácias expandam seus espaços físicos para oferecer uma variedade maior de produtos, buscando aumentar sua lucratividade.

Oportunidades para o Associativismo no Mercado Independente

Tamascia vê no associativismo uma oportunidade significativa de crescimento para o mercado independente, considerando-o uma estratégia viável diante dos desafios atuais e futuros.

“Os desafios do próximo ano serão diferentes, mas a abordagem coletiva continua sendo essencial para maximizar as conquistas,” conclui o presidente da Febrafar, evidenciando a continuidade do potencial de crescimento e a importância da união e cooperação dentro do setor.

auditabilidade do setor
auditoria IQVIA