Porto registra lucro líquido de R$ 2,26 bilhões em 2023

28/02/2024 às 15h06

A Porto, uma das principais empresas do setor financeiro brasileiro, anunciou um lucro líquido significativo de R$ 2,26 bilhões no ano de 2023. No último trimestre do mesmo ano, o lucro líquido atingiu a marca de R$ 688,9 milhões, marcando um aumento de 24% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esses resultados foram divulgados durante a apresentação do balanço consolidado da empresa, revelando indicadores positivos em todas as suas verticais de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank.

Porto: Receita em Ascensão e Expansão dos Negócios

No quarto trimestre de 2023, a receita total da Porto aumentou 9,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 8,4 bilhões. No acumulado do ano, a receita total chegou a R$ 31,7 bilhões, representando um aumento significativo de 16,2% em relação ao ano anterior. Esse crescimento é atribuído à expansão orgânica dos negócios, à incorporação dos clientes da CDF e à forte relação com os mais de 37 mil corretores parceiros da empresa.

Rentabilidade e Eficiência Operacional

O retorno sobre as aplicações financeiras geridas pela Tesouraria da Porto atingiu R$ 378,2 milhões no último trimestre de 2023, refletindo uma rentabilidade equivalente a 106,7% do CDI. Além disso, o índice de eficiência operacional recorrente melhorou, alcançando 11,7% tanto no quarto trimestre quanto no ano acumulado de 2023. Esses resultados demonstram os ganhos de produtividade observados pela empresa no período.

Digitalização e Interatividade

A Porto registrou um total de 49 milhões de interações e atendimentos digitais no último trimestre de 2023. Além disso, 53% dos acionamentos para serviços de carro ou residência foram feitos por meio do Super App e do WhatsApp. Essa digitalização das operações tem sido um foco estratégico da empresa para melhorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência dos serviços.

Destaque nas Verticais de Negócios

Na vertical de Seguros, os prêmios do quarto trimestre avançaram 4,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O segmento Patrimonial teve um crescimento expressivo de 15,8%, impulsionado pelo forte desempenho dos seguros Patrimoniais Empresariais, que cresceram 21,0%. Já na vertical de Saúde, as receitas cresceram 48,4% em relação ao quarto trimestre de 2022, destacando-se a expansão significativa dos prêmios do Seguro Saúde, que cresceram 52,9%.

Na vertical de Serviços Financeiros, as receitas totais superaram R$ 1,3 bilhão no trimestre, com um crescimento de 10,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento de 22,0% nas receitas de Consórcio e pelo incremento de 160 mil negócios na vertical.

Reconhecimento e Premiações

A Porto foi reconhecida como a segunda marca mais forte do país pela Brand Finance e a 16ª marca mais valiosa pela Interbrand. Além disso, foi eleita uma das dez melhores empresas para se trabalhar pelo ranking do GPTW na categoria de maiores empresas do Brasil. Essas premiações destacam o compromisso da empresa com a excelência em seus serviços e a valorização de seus colaboradores.

Esses resultados positivos reforçam a posição da Porto como uma das principais empresas do setor financeiro brasileiro, demonstrando sua capacidade de crescimento sustentável e seu compromisso com a satisfação dos clientes e a geração de valor para os acionistas.

Brand Finance
clientes