Elo Reduz 15% dos Custos Operacionais com Automação de TI pela IBM: Um Estudo de Caso

11/03/2024 às 17h19

A implementação da plataforma IBM Turbonomic pela Elo, uma das principais empresas de tecnologia de pagamentos do Brasil, resultou em uma economia de 15% nos custos operacionais, demonstrando o poder da automação e da IA na otimização de recursos de TI.

Inovação e Eficiência: A Parceria entre Elo e IBM

A Elo, destacada por seu portfólio abrangente em tecnologias de pagamento e com mais de 42 milhões de cartões ativos, escolheu a IBM Turbonomic para levar sua infraestrutura de TI a um novo patamar de eficiência e inovação. A plataforma, que promove a gestão dinâmica de ambientes cloud públicos, privados e híbridos, utilizou IA para otimizar a performance e controlar os gastos com nuvem em tempo real. Este avanço representa não apenas um marco na história da Elo, mas também uma tendência crescente no setor financeiro de buscar soluções inteligentes para gerenciamento de dados e recursos.

Economia Significativa e Gestão Otimizada

Em apenas seis meses de adoção do IBM Turbonomic, a empresa de tecnologia de pagamentos constatou uma redução de 15% em seus custos operacionais relacionados ao ambiente multicloud híbrido. Este sucesso é atribuído à capacidade da plataforma de fornecer insights precisos para o gerenciamento de recursos, promovendo uma economia direta e uma maior eficiência operacional. Walter Rodrigues, diretor de Operações e Alianças da CXP Brasil e parceiro de negócios da IBM, enfatiza a importância da visão integrada e da personalização dos dashboards que o Turbonomic oferece, facilitando a tomada de decisões estratégicas e a otimização contínua dos recursos de nuvem.

Desafios e Soluções no Gerenciamento de Cloud Híbrida

O projeto de FinOps da Elo, focado na otimização de custos e na melhoria da performance, enfrentou o desafio de gerenciar eficientemente um ambiente de cloud híbrida complexo. A adoção do IBM Turbonomic permitiu à empresa superar esses obstáculos, integrando processos e ferramentas essenciais para um fluxo de trabalho eficaz. Marcelo Toledo, superintendente de TI da Elo, destaca a rapidez com que a solução demonstrou seu valor, já na fase de prova de conceito, culminando em um retorno sobre o investimento em poucos meses.

Visão Futura e Expansão das Operações

Com a economia alcançada, a Elo planeja reinvestir os recursos poupados na expansão de sua infraestrutura cloud e em ferramentas complementares dedicadas ao ambiente FinOps. Helio Manoel Vieira Caetano, da IBM Brasil, reforça a importância da visibilidade e controle para a gestão eficiente em ambientes multicloud, especialmente para operações de alta demanda como as da Elo. A plataforma IBM Turbonomic não só garantiu um ROI rápido, mas também abriu caminho para a modernização e otimização contínua do ambiente de nuvem da Elo.

Insights Impulsionados por IA e o Futuro da Automação

A implementação do IBM Turbonomic na Elo não apenas resultou em significativas economias operacionais, mas também na otimização do planejamento e modernização do ambiente de cloud, destacando o papel estratégico da IA na gestão de recursos tecnológicos. A capacidade da plataforma de oferecer insights relevantes e direcionar dinamicamente os recursos para maximizar a performance dos aplicativos é um testemunho do potencial da automação e da inteligência artificial em transformar o setor de tecnologia de pagamentos.

Sobre Elo e CXP

Fundada em 2011, a Elo se estabeleceu como uma inovadora no mercado de pagamentos digitais, oferecendo soluções customizadas e uma tecnologia proprietária que atende às necessidades dos brasileiros. A CXP, por sua vez, destaca-se por sua abordagem centrada no cliente e na oferta de soluções integradas que atendem a uma vasta gama de necessidades de negócios, desde a integração de sistemas até a inteligência artificial e a consultoria especializada. Juntas, Elo e IBM, através da implementação do Turbonomic, demonstram o poder da colaboração e da inovação tecnológica na otimização de operações e na promoção da eficiência no setor financeiro.

automação de TI
economia operacional