Acordo Mercosul-UE: Alerta sobre Riscos para Estatais Brasileiras

08/12/2023 às 6h24

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) destaca preocupações sobre o acordo Mercosul-União Europeia, apontando potenciais ameaças às estatais e setores cruciais da economia brasileira.

A entidade alerta para possíveis impactos negativos nas políticas de preço e conteúdo local de empresas estatais, podendo restringir decisões de investimentos autônomas.

Entendendo os Riscos e Desafios

A FUP expressa inquietação quanto aos termos do acordo que demandam que empresas estatais operem estritamente com base em parâmetros comerciais, limitando políticas autônomas de preço e conteúdo local. A federação destaca a complexidade do tema, salientando que o acordo, em debate há duas décadas, pode cercear o desenvolvimento autônomo do país.

Posicionamento e Necessidades Urgentes do Acordo Mercosul-UE

Diante do acordo, a FUP destaca a importância de o Brasil adotar posições mais resolutas, como excluindo estrategicamente empresas estatais do pacto.

O coordenador-geral, Deyvid Bacelar, enfatiza a urgência de retirar do acordo entidades como Petrobras, Eletronuclear, Embrapa, BNDES e Caixa Econômica Federal. O alerta se estende ao acordo com Singapura, ressaltando a necessidade de uma análise criteriosa para evitar problemas semelhantes identificados no pacto com a União Europeia.

Acordo Mercosul-UE
Brasil