Aguas Andinas: Desafios e Oportunidades no 3º Trimestre de 2023

24/11/2023 às 14h01

No terceiro trimestre de 2023, a Aguas Andinas enfrenta desafios com custos operacionais crescentes, enquanto a receita se mantém resiliente. Descubra os detalhes do desempenho financeiro e as perspectivas para a empresa.

Aguas Andinas: Custos Operacionais e Receitas em Destaque

Em um trimestre desafiador, a Aguas Andinas divulgou resultados abaixo das expectativas, com uma receita de ChP$142 bilhões, 4.6% abaixo do esperado. Apesar de um aumento anual de 3%, os custos operacionais mostraram-se teimosamente altos, apresentando um crescimento de 4.6% em relação ao ano anterior. O Ebitda de ChP$63 bilhões, embora tenha aumentado 1% em relação ao ano anterior, ficou 10% aquém das estimativas.

A surpresa veio com a reclassificação de receitas financeiras, que se transformou em uma perda no trimestre. A empresa realocou os rendimentos de juros originados por contas a receber de receitas financeiras para receitas de água potável. Esta mudança impactou a análise das tarifas realizadas e gerou uma queda nos ganhos reportados, que atingiram Chp$22 bilhões, um aumento de 106% em relação ao ano anterior, mas abaixo da estimativa de Chp$30 bilhões.

Os volumes de água potável apresentaram um aumento modesto de 0.7% em relação ao ano anterior, em linha com as expectativas. As tarifas médias realizadas para água potável aumentaram 2.2% ano a ano (ou 9.4% excluindo a reclassificação), enquanto as tarifas de coleta aumentaram 1.3%. Embora as comparações ainda sejam positivas em relação ao ano anterior, a empresa enfrenta desafios com a desaceleração da inflação e a falta de indexações significativas desde o primeiro trimestre de 2023.

Os custos operacionais permanecem uma preocupação, com aumento de 4.6% ano a ano. Os custos com matérias-primas diminuíram 10.8%, com expectativa de melhoria no próximo trimestre. No entanto, outros custos, como trabalhos de terceiros (+53%), arrendamentos operacionais (+50%) e manutenção (+22%), aumentaram significativamente.

O Que Esperar da Aguas Andinas em Meio a Mudanças no Cenário Tarifário

Embora os resultados mostrem um cenário desafiador, a Aguas Andinas mantém-se otimista em meio à atualização do ciclo tarifário e à expectativa de redução nos custos de aquisição de água. Com uma relação EV/EBITDA de 8.4x, a ação, embora não tão barata quanto antes, ainda oferece valor aos investidores. Os próximos passos da empresa, especialmente as perspectivas tarifárias, podem ser decisivos para seu desempenho futuro.

Observação: Este relatório foi adaptado do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.

água
Aguas Andinas