Americanas Revela Acordo de R$ 24 Bi

27/11/2023 às 9h44

A Americanas anunciou hoje a conclusão de um acordo histórico com seus principais credores financeiros visando a aprovação do Plano de Recuperação Judicial (PRJ). O acordo, denominado PSA (Plan Support Agreement), prevê uma capitalização total de R$ 24 bilhões, sendo R$ 12 bilhões provenientes dos acionistas de referência e outros R$ 12 bilhões resultantes da conversão de dívidas pelos credores. A assembleia geral de credores está marcada para o dia 19 de dezembro, e a empresa espera obter a adesão de mais de 50% dos credores até então.

Detalhes do Acordo e Evolução do Plano de Recuperação Judicial

O acordo representa um marco significativo no processo de Recuperação Judicial da Americanas, destacando-se como um passo crucial em direção ao fortalecimento da empresa e sua competitividade. Segundo Leonardo Coelho, CEO da Americanas, “este acordo é um marco importante de nosso processo de Recuperação Judicial e um significativo progresso da Americanas no caminho para a nossa meta de emergir como uma empresa mais forte, mais competitiva, preservando a importante atividade econômica que representa e os milhares de empregos diretos e indiretos gerados em todo o país”.

O aditamento ao PRJ, divulgado nesta segunda-feira, apresenta avanços em relação aos termos originais, destacando a priorização do pagamento de credores que aceitem receber até R$ 12 mil à vista em cota única após a aprovação do Plano. Alternativas especiais também foram contempladas para os credores fornecedores da Classe 3. Adicionalmente, está prevista uma reserva de R$ 8,7 bilhões para o pagamento de credores financeiros, através de leilão reverso (R$ 2 bilhões) ou pagamento antecipado de créditos com desconto (R$ 6,7 bilhões).

O PSA firmado com os credores estabelece como condição precedente a obtenção da aprovação do Conselho de Administração até a data da Assembleia Geral de Credores para que o PRJ aditado estipule o preço por ação da capitalização. Caso todas as aprovações necessárias sejam obtidas, o preço de emissão de cada ação corresponderá a 1,33x ao preço médio de mercado por volume negociado nos últimos 60 dias até a véspera da data da assembleia.

Além disso, a Americanas assegurou uma linha de fianças bancárias no valor de R$ 1,5 bilhão, disponível por dois anos após a homologação do Plano ou enquanto a empresa estiver em supervisão judicial. Os credores financeiros que oferecerem esse seguro fiança terão acesso prioritário a uma parcela de R$ 1,5 bilhão do pagamento antecipado previsto no PRJ. Após a execução do PRJ aditado, a dívida bruta da Companhia será de R$ 1,875 bilhão.

Transformação Estratégica: Americanas Projeta Fortalecimento e Inovação no Setor Varejista

Com a divulgação das demonstrações financeiras de 2022 e a apresentação do Plano Estratégico de Negócios em 16/11, a Americanas projeta uma transformação significativa, destacando o foco na fortaleza do canal físico, suportado pela excelência operacional do digital, serviços financeiros customizados da Ame e a diversidade do retail media. O objetivo é gerar um Ebitda superior a R$ 2,2 bilhões em 2025, proporcionando maior protagonismo ao DNA “digital” da empresa e oferecendo entregas consistentes aos clientes e parceiros, consolidando-se como um varejo de variedades inovador.

Acordo Bilionário
Americanas