Aquisição Bilionária: Totvs Adquire Ahgora por R$380 Mi

01/12/2023 às 16h26

A Totvs, importante player em software de RH, divulgou recentemente a aquisição da Ahgora, uma empresa brasileira de SaaS especializada em soluções de Recursos Humanos.

Com foco em controle de ponto eletrônico baseado em reconhecimento facial, gestão de horários, controle de presença, gestão de férias e treinamento e desenvolvimento, a suíte baseada em nuvem da Ahgora atende a mais de 18.000 clientes e gerencia 1,8 milhão de vidas.

Ahgora: Oportunidades de Cross-Sell e Aspectos Financeiros

A Ahgora possui uma Receita Recorrente Anual (ARR) de R$84 milhões, apresentando um sólido crescimento anual composto de 45% de 2019 a 2022. A Totvs, já líder em software de RH com 10 milhões de vidas em sua folha de pagamento, enxerga oportunidades significativas de cross-sell.

O custo de aquisição de R$380 milhões, resultando em um EV/ARR de 4,5x, é justificado pelo crescimento acelerado da Ahgora e sinergias na venda cruzada de soluções complementares.

Totvs: Abordagem Estratégica de Cross-Sell:

A Totvs pretende aproveitar as soluções da Ahgora para a venda cruzada intra-vertical, direcionando seus 40.000 clientes de Gerenciamento. A aquisição também abre caminhos para a venda cruzada em outros setores, com 1,8 milhão de vidas adicionais como potenciais clientes para o vertical Techfin, principalmente o produto de empréstimo consignado.

Defensividade e Avaliação

Com uma posição defensiva e uma avaliação atrativa, a Totvs está cotada a 22x P/E 2024. A empresa tem entregado consistentemente resultados sólidos, oferecendo crescimento e defensividade. Isso leva o BTG Pactual Global Research a reforçar sua recomendação de COMPRA.

Ahgora
aquisição