Argus Classificadora: 2° Proposta de Acordo Rejeitada pela CVM

Argus Classificadora: 2° Proposta de Acordo Rejeitada pela CVM

08/11/2023 às 10h39

Por: Fernanda Calandro
Imagem PreCarregada

A diretora da Argus Classificadora, Maria Christina Tavares Maciel, tem sua proposta de acordo rejeitada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Argus Classificadora e CVM Não Alcançam Consenso

Maria Christina Tavares Maciel, diretora da Argus Classificadora de Risco de Crédito Ltda., teve sua proposta de termo de compromisso para encerramento do PAS CVM 19957.008143/2018-26 e outros nove processos administrativos rejeitada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Em 1/10/2020, ela e a Argus apresentaram uma proposta global para encerrar onze processos, incluindo o PAS mencionado. Contudo, tal proposta foi rejeitada na reunião do Colegiado em 1/4/2021.

Em 22/8/2023, Maria Christina apresentou uma nova proposta para encerrar dez processos em curso, incluindo o mencionado PAS. A Procuradoria Federal Especializada junto à Autarquia analisou a proposta e concluiu haver impedimento jurídico para a realização do acordo.

A Diretora da CVM e relatora do processo, Flávia Perlingeiro, votou pelo não conhecimento da nova proposta, destacando a intempestividade da mesma. Além disso, ressaltou que a solução consensual não é conveniente e oportuna, pois não houve aprimoramento da proposta anterior, não alteração dos motivos da rejeição anterior, inutilidade da contrapartida de afastamento de atividades reguladas pela CVM, e a aceitação do PAS carece de substância pedagógica ou inibidora de condutas semelhantes no mercado regulado.

O Colegiado da CVM acompanhou as conclusões da Diretora Relatora, não aceitando, portanto, a nova proposta de Termo de Compromisso apresentada por Maria Christina Tavares Maciel.

Colegiado da CVM Decide Não Aceitar o Acordo

A proposta de acordo da diretora da Argus Classificadora, Maria Christina Tavares Maciel, é rejeitada pela CVM. O Colegiado destaca a importância da integridade no mercado regulado.

Colegiado da CVM
Comissão de Valores Mobiliários
CVM
Debêntures
EBPH Participações S.A.
Irregularidades
Maria Christina Tavares Maciel
Procuradoria Federal Especializada
Proposta de Termo de Compromisso
Rejeição de Proposta
Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.