Blau (28/11): Expansão Global e Maior Capacidade, Analisa BTG

29/11/2023 às 14h56

O BTG Pactual Affiliate Research, braço de pesquisa do Banco BTG Pactual S.A., divulgou sua análise detalhada do Investor Day da Blau do dia 28/11, evento que revelou as estratégias da renomada empresa farmacêutica para os próximos anos.

Blau: Capacidade de Produção Ampliada e Expansão Global em Foco

Durante o Investor Day, a equipe sênior da Blau destacou a meta de se tornar uma empresa farmacêutica global. As apresentações concentraram-se em quatro temas principais:

1. Planos para aumentar a capacidade em instalações-chave de produção;
  2. Sinergias provenientes da recente aquisição da Bergamo e oportunidades relacionadas ao investimento na Prothya;
  3. Estratégia para obter eficiências adicionais por meio de maior integração vertical; e
  4. A contínua expansão de novas linhas de negócios, incluindo coleta de plasma, medicamentos relacionados ao sangue, produtos de saúde/beleza e APIs.

Ampliação da Capacidade de Produção em Destaque

Após um aumento significativo nos volumes de medicamentos injetáveis, a Blau reafirmou seu compromisso com o plano de investimento, revelando a intenção de adicionar duas novas linhas de produção para medicamentos injetáveis em São Paulo.

Além disso, a planta em Cotia também está programada para receber investimentos adicionais visando a expansão da capacidade. Durante a sessão de perguntas e respostas, foram fornecidos insights sobre o investimento orgânico estimado para 2024, situando-se entre R$300-400 milhões. No entanto, o anúncio de que o início da construção da P1000, a nova instalação em Pernambuco, foi adiado trouxe novos elementos ao plano estratégico.

Coleta de Plasma e Investimento na Prothya

A Blau compartilhou seus planos de expansão da coleta de plasma nos EUA, por meio de sua participação na Hemarus. A empresa prevê a operação de quatro centros de coleta até meados de 2024, buscando eficiência e crescimento nesse setor. Além disso, o investimento na Prothya, uma empresa europeia de fracionamento de plasma, foi destacado como um passo crucial para ampliar a presença global e a integração vertical.

Avaliação Neutra com Desafios de Visibilidade

Apesar do compromisso com um plano de investimento agressivo, o BTG Pactual Affiliate Research expressou cautela devido à falta de visibilidade em relação às tendências de demanda para medicamentos específicos, como imunoglobulina e alfaepoetina. A incerteza em torno desses pontos críticos contribui para uma avaliação neutra da Blau no momento.

Perspectivas para o Futuro

O BTG Pactual Affiliate Research observa que o investimento case da Blau permanece binário, com a normalização da demanda por medicamentos específicos sendo crucial para um desempenho positivo. A falta de clareza sobre essa melhoria potencial mantém a recomendação neutra, aguardando desenvolvimentos futuros.

Blau
BTG Pactual Affiliate Research