Banco do Nordeste Impulsiona Setor de Turismo em 15%

03/11/2023 às 12h05

O Banco do Nordeste (BNB) registrou um notável aumento de 15% nas contratações voltadas para o setor de turismo em 2023, com destaque para o Ceará.

Cadeia produtiva do Turismo

O Banco do Nordeste (BNB) desempenha um papel essencial no apoio ao setor de turismo, com um aumento notável de 15% nas contratações em 2023. Esse crescimento se concentra especialmente no estado do Ceará. Durante os nove primeiros meses deste ano, o BNB direcionou mais de R$ 533 milhões para projetos relacionados à cadeia produtiva do turismo em sua área de atuação.

Os recursos provêm do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e se destinam a empresas de vários setores do turismo, como hospedagem, transporte, eventos, alimentação e agências de viagens. Esses fundos promovem o desenvolvimento regional. Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer a economia regional, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento da indústria do turismo no Nordeste do Brasil.

O diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire, ressaltou a importância do setor de turismo na região. Ele observou que o turismo, impulsionado pelo aumento do turismo interno, requer investimentos em infraestrutura e capacitação. Freire salientou que há R$ 290 milhões disponíveis até o final do ano, beneficiando mais empresas regionais no fortalecimento de suas operações turísticas. Isso proporciona um impulso adicional ao setor.

Crescimento Notável no Ceará

No Ceará, um dos estados atendidos pelo BNB, o setor de turismo tem desempenhado um papel significativo no crescimento econômico. Até o terceiro trimestre de 2023, projetos de turismo contrataram R$ 87,1 milhões, marcando um crescimento de 15% em relação ao mesmo período de 2022. Esse aumento reflete a expansão do setor no Ceará. O destaque vai para o crescimento do Índice de Atividades Turísticas (Iatur) no Ceará, que registrou um aumento de 13,3% nos últimos 12 meses.

O turismo de esportes, com ênfase no kitesurf, tem impulsionado os investimentos em infraestrutura turística na região. O BNB tem desempenhado um papel fundamental como um dos principais financiadores desses empreendimentos turísticos no estado.

Banco do Nordeste e o Impulsionamento do Turismo

O Banco do Nordeste é a maior instituição de desenvolvimento regional da América Latina, atuando em mais de dois mil municípios nos nove estados nordestinos e partes de Minas Gerais e Espírito Santo. Sua área de atuação abrange extensas regiões, apoiando o crescimento econômico e o desenvolvimento local. O BNB é conhecido por seu compromisso com o desenvolvimento da região e é uma fonte crucial de recursos para empresas e empreendedores que buscam investir em suas operações no Nordeste.

O turismo desempenha um papel relevante nesse contexto, e o BNB mantém seu compromisso de oferecer o apoio financeiro essencial para estimular o crescimento do setor e contribuir para o desenvolvimento econômico do Nordeste brasileiro. Com foco na prosperidade regional, o banco é um aliado fundamental para o fortalecimento do turismo na região. A disponibilidade de recursos e o compromisso do banco em apoiar o turismo na região prometem fortalecer ainda mais essa indústria vital nos próximos anos.

apoio
Banco do Nordeste