BNDES aprova R$ 7,5 bi para Planos de Investimento Estaduais: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Sergipe na frente

12/12/2023 às 14h48

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje a aprovação de R$ 7,5 bilhões em financiamentos destinados a impulsionar os planos de investimento de seis estados brasileiros.

Os estados contemplados são Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Sergipe. Essa iniciativa faz parte do programa BNDES Invest Impacto, alinhado às políticas públicas federais, com foco em projetos estratégicos e na retomada do crescimento econômico.

BNDES Invest Impacto: Impulsionando Investimentos Estaduais para o Desenvolvimento Socioeconômico

O BNDES aprovou hoje seis operações totalizando R$ 7,5 bilhões em financiamentos para estados brasileiros. Essa ação visa promover a ampliação dos investimentos estaduais, dando suporte a projetos estratégicos como o Novo PAC e o Plano de Transição Ecológica. Os estados beneficiados, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará e Sergipe, apresentaram seus planos de investimento, que agora contarão com melhores condições de financiamento.

Detalhes das Operações:

• Pará (R$ 3 bilhões): Investimentos estruturantes para os preparativos da região metropolitana de Belém sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP30) em 2025.
  • Mato Grosso do Sul (R$ 2,3 bilhões) e Espírito Santo (R$ 630 milhões): Investimentos em infraestrutura rodoviária, com foco na melhoria de rodovias estaduais e impacto local.
  • Sergipe (R$ 180 milhões): Apoio à revitalização de equipamentos culturais e estímulo à economia criativa para impulsionar o turismo no estado.
  • Ceará (R$ 1 bilhão): Destinado a saneamento e recursos hídricos, com parte do aporte previsto pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
  • Maranhão (R$ 190 milhões): Melhoria da infraestrutura rodoviária estadual e R$ 160 milhões para investimentos em gestão por meio da linha BNDES PMAE, voltada à modernização das administrações estaduais.

Essas operações representam uma retomada histórica do BNDES no financiamento ao investimento público, buscando qualificar e fomentar ações alinhadas às políticas públicas federais.

Fortalecendo o Desenvolvimento Estadual

A retomada significativa dos investimentos estaduais, impulsionada pelo BNDES, demonstra um salto extraordinário na parceria entre o banco e os governos locais. Além do suporte financeiro, o BNDES Invest Impacto busca qualificar os investimentos, contribuindo para a redução de desigualdades e o enfrentamento da crise ambiental e climática. O programa visa a estimular projetos que promovam a inclusão socioeconômica e estejam alinhados às estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Esse movimento não apenas favorece a gestão fiscal dos estados, mas também oferece condições mais atrativas para projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Com taxas de juros mais baixas, prazos estendidos e apoio financeiro considerável, o BNDES reforça seu papel como protagonista no investimento do desenvolvimento do país.

A expectativa é que essas operações tenham impactos positivos nas diversas regiões contempladas, gerando empregos, fomentando setores estratégicos e promovendo o desenvolvimento socioeconômico de maneira sustentável.

BNDES
Brasil