Boa Safra (SOJA3): Lucro Aumenta 15% no 3T23, EBITDA Cresce 50%

10/11/2023 às 12h10

Boa Safra, empresa líder em sementes de soja no Brasil, relata um terceiro trimestre sólido, registrando um aumento de 12% na receita, com EBITDA ajustado crescendo 50% para R$139 milhões e margem de 14,1%.

Boa Safra: Resultado Sólido e Expansão Continuada

Boa Safra, gigante no mercado brasileiro de sementes de soja, publicou resultados expressivos no terceiro trimestre do ano. A receita saltou 12% em comparação ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$987 milhões, indicando um aumento notável.

O EBITDA ajustado teve um crescimento ainda mais impressionante, avançando 50% e alcançando a marca de R$139 milhões, com uma margem de 14,1% – um aumento de 360 pontos base em relação ao ano anterior. Com um lucro de R$101 milhões, um aumento de 15% em comparação com o mesmo período do ano anterior, e uma queda de R$380 milhões na dívida líquida, a empresa se encontra com uma relação de endividamento confortável de 0,6x.

Crescimento Anual de Volume, Preços e Margens

A Boa Safra apresenta um crescimento contínuo em seus volumes de sementes de soja, preços e margens. No acumulado do ano até o terceiro trimestre, os volumes de sementes de soja atingiram 99 mil sacos grandes, um aumento de 19% em comparação ao ano anterior, com uma receita bruta de sementes que expandiu 25% para R$873 milhões.

O preço implícito de R$8,8 mil por saco grande representou um acréscimo de 5% em relação ao ano anterior, mesmo em um cenário de preços mais baixos do grão de soja, sinalizando uma execução comercial assertiva. O EBITDA unitário estimado atingiu R$1,6 mil por saco grande, representando um crescimento de 29% ano a ano. O fim do terceiro trimestre trouxe um adicional de R$487 milhões no livro de pedidos da empresa, um aumento de 5% em comparação ao ano anterior, sinalizando um quarto trimestre promissor.

Potencial de Crescimento e Perspectivas de Investimento

Classificada no setor de agroinsumos, a Boa Safra oferece uma janela de investimento no ciclo produtivo do agronegócio, demonstrando um potencial de crescimento, menor exposição a flutuações nos preços das commodities e retornos elevados em comparação aos operadores de terras em geral. Com previsões de CAGR de 18% em receitas, 20% em EBITDA e 14% em lucro líquido entre 2023 e 2027, acompanhados por um ROIC médio de 19,4%, a empresa apresenta oportunidades consideráveis de crescimento, podendo, inclusive, ampliar não apenas a participação de mercado, mas também impulsionar a economia unitária. Atualmente, a ação é cotada a 7,8x P/E em 2024 e 6,7x P/E em 2025.

Receitas e EBITDA em Ascensão Indicam Crescimento Sólido no Setor de Sementes de Soja

A Boa Safra demonstra um terceiro trimestre robusto, com receitas ascendentes e um EBITDA ajustado em ascensão, reforçando sua posição como líder no mercado de sementes de soja. Com um potencial de crescimento sólido e estratégias bem definidas, a empresa projeta um cenário promissor para os próximos trimestres. Sua busca por expansão e a assertiva execução comercial sugerem um desempenho promissor e uma perspectiva otimista no horizonte do setor agroindustrial.

Boa Safra
empresas