Brasil, potência dos biocombustíveis: Otimizando o futuro com etanol, biodiesel e biogás

19/12/2023 às 14h47

Um recente webinário promovido pelo BTG Pactual Affiliate Research, com a participação da consultoria global Oliver Wyman e da produtora de energia renovável Albioma, mergulhou no universo dos biocombustíveis e biogás no Brasil.

A conversa revelou o imenso potencial do país para liderar a descarbonização do setor de transporte, explorando tanto tecnologias consolidadas como o etanol e o biodiesel, quanto soluções emergentes como o SAF, o diesel verde e o biometano.

Biocombustíveis: Brasil na vanguarda da descarbonização

A Oliver Wyman ressalta a abundância de matéria-prima sustentável no Brasil, que pode impulsionar a produção de biocombustíveis e acelerar a descarbonização do transporte. O cenário otimista prevê uma participação dos biocombustíveis na matriz energética de 33% a 48% até 2033, substituindo cerca de 30,4 bilhões de litros de diesel equivalente.

Custo da descarbonização: uma análise realista

A expansão da bioenergia requer investimentos em diversas áreas, desde o agronegócio até a infraestrutura logística. No entanto, o custo inicial dessas novas soluções costuma ser maior que o dos combustíveis fósseis. A implementação de políticas que considerem o custo das emissões de carbono é crucial para tornar os biocombustíveis economicamente competitivos. O RenovaBio é um exemplo positivo, mas suas metas precisam ser consistentes para atingir o objetivo.

Oportunidade lucrativa, mas exigente, para usinas

Christiano Forman, CEO da Albioma Brasil, abordou a produção de biogás a partir da vinhaça de cana. O mercado tem potencial de R$ 2 bilhões anuais, mas o retorno varia de acordo com o rendimento do bioreator e o acesso a diferentes fontes de receita. A integração com o core business do açúcar e etanol exige cautela na análise dos custos. Maximizar o valor do biometano como substituto do diesel na frota própria é uma opção interessante, mas requer investimentos iniciais significativos.

Ventos regulatórios favoráveis

O aumento da atenção às bioenergias por parte do governo brasileiro é um sinal positivo. Mesmo sem impactos imediatos, a revalorização do setor na agenda governamental é crucial para que empresas e sociedade aproveitem as vantagens do país na produção e utilização de biocombustíveis de baixa emissão.

Visão otimista para o setor de açúcar e etanol

O BTG Pactual Affiliate Research mantém uma recomendação de COMPRA para as empresas do setor. Além disso, a corretora acredita em uma possível alta dos preços do açúcar e do etanol nos próximos meses, o que poderia catalisar o desempenho das ações.

Brasil: Potencial líder na descarbonização do transporte

O Brasil tem uma oportunidade única de liderar a descarbonização do transporte por meio da expansão da bioenergia. O cenário favorável, com o apoio do governo e o potencial de novas tecnologias, gera otimismo em relação ao futuro do setor. Apesar dos desafios econômicos, as empresas brasileiras do segmento estão bem posicionadas para capitalizar o crescimento esperado nas próximas décadas.

Biocombustíveis
biogás