Braskem: Processo Judicial de R$1 Bi movimenta o cenário em Maceió

01/12/2023 às 16h15

Na quinta-feira (30), segundo informações do BTG Pactual Affiliate Research, o Banco BTG Pactual S.A. reportou que a Braskem está enfrentando uma ação movida pelo Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual de Alagoas e Defensoria Pública da União, juntamente com a Prefeitura de Maceió.

A ação relaciona-se ao acidente geológico em Alagoas e busca incluir novas áreas em programas de realocação e compensação financeira, além de exigir um programa para reparar danos materiais e morais causados pela desvalorização de propriedades na região. O valor total da ação é de R$1 bilhão.

Análise aprofundada sobre o Processo Judicial e Implicações para a Braskem

A BRKM enfrenta um processo judicial significativo após os recentes tremores e subsídios sentidos nas regiões afetadas há três semanas. Segundo análise do BTG Pactual Affiliate Research, a responsabilidade sobre a Prefeitura de Maceió ainda não está clara, e relatórios técnicos são considerados necessários para comprovar a urgência de compensações adicionais.

Conforme apontado pelo BTG Pactual Affiliate Research, a ação contribui para aumentar a percepção de risco no caso da Braskem, resultando em uma queda de 6.5% nas ações da empresa ontem. O mercado especula sobre a possibilidade de uma parte significativa desse valor se transformar em novas provisões, impactando ainda mais a capacidade de geração de caixa da empresa a curto prazo, em meio a spreads petroquímicos historicamente baixos.

De acordo com a análise do BTG Pactual Affiliate Research, apesar de projeções indicarem melhorias nos spreads petroquímicos em 2024, a visão é cautelosa. As estimativas recentemente atualizadas mantêm uma classificação “Neutra”, com a dependência dos possíveis desdobramentos da venda da participação da Novonor na empresa. A incerteza sobre os direitos dos acionistas minoritários na venda permanece.

Segundo o BTG Pactual Affiliate Research, mesmo considerando um crescimento significativo de ~77% ano a ano no EBITDA para 2024, a avaliação da empresa sugere que as revisões negativas nos resultados podem ser iminentes, tornando prematuro um movimento de compra neste momento.

Perspectivas Futuras e Considerações sobre o Cenário da Braskem após a Ação Judicial

O processo judicial de R$1 bilhão contra a BRKM, conforme destacado pelo BTG Pactual Affiliate Research, intensifica desafios para a empresa, refletindo na desvalorização das ações. A incerteza sobre a responsabilidade da prefeitura e o possível impacto financeiro suscitam preocupações, enquanto analistas, segundo a análise do BTG Pactual Affiliate Research, adotam uma postura cautelosa, aguardando desenvolvimentos e resoluções futuras.

Ação Judicial
Braskem