BRF 3Q23: Receitas Sólidas e Desafios de Margens

14/11/2023 às 12h04

A BRF divulgou resultados do 3º trimestre de 2023 com receitas robustas de R$13.4 bilhões, superando expectativas, embora o EBITDA tenha ficado 2.5% abaixo das projeções. A margem de 8.8% reflete desafios, mas indicadores positivos sugerem um potencial de recuperação.

BRF 3Q23: Desempenho Financeiro

Os resultados do 3º trimestre da BRF revelam uma narrativa complexa de desafios e oportunidades. A receita robusta de R$13.4 bilhões, superando as expectativas, destaca-se, impulsionada por volumes de exportação impressionantes (+13% a/a). No entanto, o EBITDA de R$1.18 bilhão ficou 2.5% abaixo das projeções, com uma margem de 8.8%, ligeiramente aquém do esperado.

Apesar do revés no EBITDA, há indicadores positivos. A redução de 7.5% nos custos unitários e o capex recorrente de R$753 milhões, uma diminuição de 20% a/a, mostram medidas proativas. A gestão do capital de giro também se destaca, com um aumento estratégico de R$1 bilhão em inventários.

Contudo, o prejuízo líquido de R$387 milhões e a queima de caixa de R$450 milhões destacam a necessidade de melhorias nas margens operacionais para garantir a estabilidade financeira.

BRF: Perspectivas Positivas

A perspectiva positiva para as margens da BRF, impulsionada por preços mais baixos de grãos e estabilidade nos preços de aves, oferece um alento. Após a captação de R$5.3 bilhões em julho, a alavancagem líquida caiu para 3.9x. Embora os desafios persistam, a empresa demonstra resiliência. Mantemos uma postura neutra na avaliação, aguardando uma visão mais clara sobre as margens sustentáveis e o crescimento a longo prazo, incluindo ganhos de eficiência e benefícios de uma base acionária renovada.Observação: Este relatório foi adaptado do Relatório BTG Pactual para fornecer informações de maneira concisa e direta. Para detalhes completos, consulte o relatório original.